Como usar um blog para vender na sua loja virtual? Você certamente já ouviu que ter um blog para seu e-commerce é uma boa estratégia, e de fato é, mas sem o conhecimento da técnica correta para vender online, ter um blog não vai passar de um trabalho a mais. Queremos resultados, certo?
Somamos aqui o nosso conhecimento prático com outros artigos que vasculhamos na internet e filtramos o essencial para montar um passo a passo para você escrever um artigo capaz de obter uma excelente indexação nas buscas da internet. Porém, antes de começar, é preciso falar um pouco sobre o Chat GPT.
E o Chat GPT para e-commerce, funciona?
O Chat GPT vai fazer o serviço pesado para você, basta você dar os comandos certos. Por exemplo, no prompt do Chat GPT você pode digitar “Escreva um artigo de aproximadamente 800 palavras sobre Fogões Profissionais, considere que público é composto por profissionais e amantes da culinária. Utilize uma linguagem sofisticada e que propicie uma leitura agradável.”
Este é só um exemplo, você pode dar o comando que quiser e, se sua intenção fosse apenas mandar o texto por e-mail, bastaria uns ajustes e o trabalho estaria pronto. No entanto estamos falando de buscar uma boa indexação nos mecanismos de busca, tanto no Google quanto no Bing, que em 2023 começou a crescer conforme a Pixel News.
Veremos como fazer descrições para vender produtos orientado a uma lista de palavras ou frases-chaves.
PARA QUEM ESTE GUIA DE SEO É INDICADO?
- Gerentes e assistentes de e-commerce, que precisam criar descrições e títulos otimizados para venda de seus produtos em lojas virtuais;
- Redatores e também blogueiros iniciantes, que precisam focar no conteúdo e não nos códigos do site;
- Afiliados e lançadores, que tem na sua estratégia o uso de landing pages ou um blogs que visam usar os textos para divulgação de produtos.
COMO ENCONTRAR AS MELHORES PALAVRAS-CHAVES
1. Liste as palavras mais relevantes do seu conteúdo
O que você digitaria nas buscas, que faria o seu artigo aparecer entre os resultados?
Abra um bloco de notas ou uma planilha e vá anotando estas palavras.
Por exemplo, digamos que eu venda fogões, logo me vem a mente expressões como: “fogão de 5 bocas, fogão profissional, fogão para restaurante, etc”.
2. Encontre as pesquisas mais realizados sobre o seu assunto
Um passo importante para gerar nossa lista de keywords, é usar ferramentas que monitoram as pesquisas feitas na internet, existem incontáveis ferramentas no mercado, mas para simplificar nosso trabalho, vamos utilizar um número reduzido de ferramentas, gratuitas.
UBERSUGGEST
Faz sugestões com base nas buscas de outros usuários.
Vamos fazer um exemplo, digamos que eu quisesse escrever um texto para vender produtos de emagrecimento, então “emagrecer” é uma palavra que possivelmente as pessoas que querem esse resultado digitam nos buscadores. Ao digitar “emagrecer” no Ubersuggest, obtive os seguintes resultados:
O campo PALAVRA-CHAVE mostra as pesquisas que contém “emagrecer”, realizadas nos últimos 30 dias.
O campo VOLUME mostra quantas pesquisas foram feitas neste período.
Aqui eu já vou separar os termos que fazem sentido para o conteúdo que vou produzir.
GOOGLE
O óbvio precisa ser dito, o Google também dá indicações das pesquisas mais realizadas, ao ir digitando ele vai te mostrar as sentenças mais buscadas com aquela palavra.
Se você está escrevendo um texto para vender um programa de emagrecimento rápido, então “emagrecimento rápido” será uma de suas palavras-chaves, “emagreça em 30 dias” ou “emagreça em menos de 30 dias” podem ser outras palavras a serem utilizadas.
Coloque estas keywords na sua lista para trabalhar com elas dentro do seu texto.
Mas digamos que o seu produto ou programa de emagrecimento não gere os resultados prometidos em menos de 30 dias, então você não deve usar esta promessa apenas para tentar ranquear melhor, pois além de decepcionar o seu público, que vai sair da sua página assim que perceber o engano, também sofrerá poderá ser penalizado pelos buscadores.
3. Use long tails
Ou se preferir, seja mais específico.
Imagine agora, que você está falando de “emagrecimento rápido e com saúde” e que esse é o seu tema central, então é importante usar estas palavras juntas, em vez de usar apenas “emagrecimento” ou “emagrecimento rápido“.
Se você definir apenas a expressão “emagrecimento rápido“, como sua palavra-chave principal, vai estar aumentando sua concorrência, pois perceba que na busca abaixo, algumas pessoas não estão preocupadas emagrecer, ao contrário, querem saber porquê estão emagrecendo.
Por isso é importante ser mais específico, pois diminuímos a concorrência e também melhoramos adequamos a nossa posição no mercado.
Até este momento (do nosso exemplo), temos os seguintes long tails para utilizar no nosso conteúdo:
- Emagrecimento rápido e saudável: veja que o Google nos diz que este termo é mais buscado, depois que digito “emagrecimento rápido“.
- Emagrecimento rápido e com saúde: embora o Google não nos traga esta sugestão, podemos utilizá-la como um sinônimo e assim causar variações da palavra-chave dentro do nosso texto.
Este foi o exemplo que eu utilizei, mas você pode provocar diversos outros cenários, por exemplo, se digitarmos “emagrecimento saudável” um outro leque de opções iriam surgir pra você, por isso tenha sempre seu objetivo no momento de criar sua lista de keywords.
Escrever textos para vender produtos ou escrever textos para ensinar, dar dicas ou avaliar um produto, muda muito o tom das buscas e, portando, da forma que você deve redigir seu conteúdo, ainda que o assunto possa ser o mesmo. Por isso é tão importante construir uma lista palavras e long tails antes mesmos de começar a escrever.
4. Definindo sua keyword principal
Você fez sua lista de palavras e expressões, então agora precisa definir sua principal palavra-chave, afinal ela deverá estar presente no título e aparecer com regularidade e boa distribuição ao longo do texto para divulgar seus produtos ou seu blog.
Mesmo usando as ferramentas já mencionadas, existem casos em que podem ficar dúvidas sobre qual a melhor keyword, para resolver qualquer incerteza o Google Trends pode te dar uma mão.
Vamos fazer um novo exemplo:
Imagine que você seja um nutricionista com foco na área do esporte e tenha dúvida entre “nutrição de atleta” e “nutrição para atleta”. Neste caso, basta você acessar o Google Trends e digitar ambas as palavras para fazer a comparação.
Veja que aqui houve uma leve vantagem na pesquisa de “nutrição para atletas”, então essa seria nossa melhor escolha.
Mas se eu não ficar satisfeito com este resultado?
Ser inquieto é bom, seguir pesquisando as melhores formas de escrever suas descrições de produtos e artigos é melhor ainda. Então posso aprofundar minha pesquisa usando uma expressão bem diferente, mas que tenha significado semelhante.
Comparei então “nutrição para atletas” com “nutrição esportiva”, que obteve larga vantagem nas buscas, além de deixar menos dúvidas quanto a sua aplicação na língua portuguesa.
As ferramentas te ajudam, mas é preciso que você entenda bem o que o seu público está buscando. Alguém que busca por “nutrição para atletas”, possivelmente está buscando por alguma dieta pronta ou algum programa online de nutrição. Já uma pessoa que pesquise por “nutrição esportiva”, deve estar buscando por um profissional desta área.
Estes detalhes precisam ser levados em consideração na hora de escrever seu conteúdo, isto pode colocá-lo ou tirá-lo do jogo, mais importante do que trazer visitas para a sua página é trazer as pessoas certas.
PARA LEMBRAR SEMPRE: se você atende apenas dentro de uma determinada região, coloque essa informação dentro da sua frase-chave, por exemplo: “nutricionista esportivo em Porto Alegre“.
5. E a concorrência? Não vamos stalkear a concorrência?
Muita gente faz, muita gente recomenda fazer, mas será que as keywords dele são as mais certeiras pra você? Pense bem nisso na hora de dar aquela espiadinha nos concorrentes.
DICA PARA CRIAR DESCRIÇÕES ORIGINAIS PARA E-COMMERCE: para quem está escrevendo textos para vender seus produtos em uma loja virtual e não quer fazer o famoso CTRL+C, CTRL+V, ou seja, copiar o conteúdo da concorrência, listei 7 dicas para criar conteúdo original para lojas virtuais em outro artigo aqui do nosso blog.
ONDE E COMO APLICAR SUAS PALAVRAS-CHAVES
Com sua lista em mãos e sua palavra-chave principal definida, é hora de aplicá-las a todo o contexto do seu conteúdo, como veremos a seguir.
1. Título
Seu título deve chamar a atenção e conter sua principal keyword. Muitos sistemas de lojas virtuais e o WordPress, geram URL’s de forma automática, a partir do título do produto, por exemplo: www.meusite.com.br/meuartigo-keyword-imperdivel. Por essa razão vale a pena investir um tempo a mais pesquisando e pensando no título ideal.
No caso de você escrever textos para vender produtos em lojas virtuais, eu abordei recentemente, de forma muito mais profunda, a importância de escrever descrições que ajudam a vender e também sobre a importância dos títulos completos e padronizados para o e-commerce. Aqui a questão foi abordada de forma diferente e que vai complementar o que estamos vendo aqui.
2. Tag Title
Esta informação aparecerá na guia do navegador, conforme a imagem abaixo
A title também aparece nos resultados de busca e por isso é tão importante.
3. Distribuição no texto
Sua palavra-chave principal deve estar no primeiro e também no último parágrafo, além de distribuído ao longo do conteúdo.
Mas quantas vezes devo usar a keyword ao longo do conteúdo?
Recomenda-se que para cada 800 palavras, sua expressão principal apareça em torno de 4 vezes, em outros momentos do seu conteúdo você pode usar palavras-chaves secundárias ou similares.
Mas se eu “turbinar” o uso das minhas palavras, não fica melhor?
Não, pois além de correr o risco do seu texto ficar chato, você pode ser penalizado pelo Google, afinal o uso forçado de palavras, pode ser interpretado como um conteúdo de má qualidade ou uma tentativa barata de ranquear a qualquer custo.
4. Tags da Imagem (ALT e Title)
Toda a imagem cadastrada em um site tem a possibilidade de vir acompanhada de texto em pelo menos 3 instâncias, como preencher isto depende do sistema ou plataforma utilizada, em geral estes campos são fáceis de identificar.
Abaixo um exemplo de como preencher estas informações usando o WordPress:
Resultado no site
Legenda (ou descrição): como o nome sugere é um texto onde você vai explicar o que a imagem significa. O texto cadastrado aqui aparece normalmente no site, mas nos e-commerce pode aparecer apenas na imagem de zoom do produto.
Text Alternatvo (tag ALT): aparece apenas no código do site, mas ele é útil para indexar sua página e também para descrever o conteúdo da imagem para deficientes visuais. E se, por alguma razão, sua imagem não carregar, é o texto cadastrado aqui que vai aparecer na página.
Atributo title da imagem (tag TITLE): é o texto que aparece quando você passa o mouse por cima da imagem.
Todos este campos são opcionais, mas recomendo fortemente que você os use, esta é uma ótima oportunidade de fortalecer seu SEO, afinal todo texto ajuda na divulgação de produtos e artigos para os buscadores, além disso você gera uma experiência mais inclusiva para o seu público.
5. Tag Description ou Meta Description
A meta description, nada mais é do que a descrição que vai aparecer nos resultados de busca do Google, logo abaixo da URL e título da página (cadastrado no campo title), conforme o exemplo abaixo. É muito importante traga sua principal palavra-chave e que também seja persuasivo e incentive as pessoas a clicarem.
Sua description deve conter no máximo 160 caracteres, no entanto acima de 153 caracteres o Google já poderá cortar a exibição do seu texto.
6. Faça um resumo do seu post ou produto.
Não confunda o resumo com a meta description, o resumo vai aparecer no seu blog ou loja virtual, já a description aparece apenas nos resultados do Google.
O tamanho do resumo depende, em parte, do seu layout, veja um exemplo abaixo:
É importante pensar na harmonia visual em diferentes resoluções e dispositivos. Adote uma faixa de caracteres que seu resumo possa ter, por exemplo, de 200 a 210 caracteres.
7. Fique atento aos regionalismos
Regionalismos também devem ser considerados, um exemplo clássico é a bergamota (assim chamada no Rio Grande do Sul), em outros estados é conhecido como tangerina ou mexerica.
ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES DE SEO PARA BLOGS
1. Outbound links
Use links para outros sites quando o seu conteúdo exigir. Ao colocar um link no seu artigo, seu conteúdo pode ser entendido como algo muito mais aprofundado, isto ajuda a gerar credibilidade.
Apenas recomendo usar a opção “Abrir link em nova aba”, para que a pessoa que está lendo o seu artigo, possa seguir na leitura.
Exemplo:
Se você quiser se aprofundar neste assunto, existem muitos artigos falando exclusivamente sobre links de saída.
2. Links Internos
Faça links no seu artigo para outras áreas do seu próprio site. É apropriado que outras páginas do seu site ajudem a complementar a leitura. Eventualmente, o contexto do seu artigo lhe dará a chance de fazer um link para o um produto do sua loja virtual.
Use palavras-chaves no seu link e o faça da forma mais natural possível.
3. Responda perguntas que as pessoas fazem no Google
Não existe um tamanho de artigo ou número de palavras ideal, isto é dito pelo próprio Google. O que realmente importa é que o seu conteúdo responda as perguntas da sua audiência.
Veja como você pode descobrir o que as pessoas estão perguntando.
Saber como escrever textos para vender produtos em lojas virtuais é uma parte do caminho. A velocidade do seu site e links que você de outras páginas também influem muito no resultado do seu posicionamento nas buscas.
Por isso foque em escrever bons textos, não para o algoritmo, mas para as pessoas, afinal o tempo que elas passam na sua página, ajuda o Google a medir o quão interessante e relevante é o seu conteúdo. E pense em um conteúdo que outros queiram compartilhar com seus amigos ou leitores. 😉