Escolha uma Página

 

Com o crescimento no número de marcas, os empreendedores do segmento de e-commerce (Loja Virtual) possuem o desafio de tornar o seu negócio conhecido pelo público. 

Manter o empreendimento em destaque nos buscadores, por exemplo, é algo muito importante para alcançar novas audiências, mas que depende muito das estratégias utilizadas em conteúdos e páginas de produtos da marca.

Nesse sentido, uma dúvida que muitos empreendedores podem ter é sobre como colocar o seu site nas primeiras posições nos resultados de buscas do Google e garantir o acesso a novos consumidores. 

Por que estar na primeira página?

De modo geral, se manter na primeira página é uma das melhores maneiras de vender, afinal, mais pessoas podem acessar o site.

Inclusive, muitos dos usuários nem passam para a segunda página de resultados, o que demonstra a importância de se destacar nessa ferramenta.

Assim, seja você dono de uma loja virtual ou um afiliado, pensar em estratégias que ajudam a manter a página nas primeiras posições do Google é o modo de obter ganhos interessantes.

O posicionamento nas primeiras páginas ajuda o e-commerce a ter mais visibilidade, melhora o tráfego orgânico, além de conquistar a confiança de um público segmentado.

Para que isso seja feito, o Google possui uma série de critérios para fazer o ranqueamento de uma página conforme as pesquisas feitas pelos usuários e os processos de posicionamento dos sites estão diretamente relacionados às técnicas de SEO (Search Engine Optimization), uma estratégia muito importante no Marketing Digital.

O que é SEO?

É um conjunto de técnicas que visam a otimização de blogs, sites e páginas da web. Com estas otimizações é possível almejar um bom tráfego orgânico e autoridade para os sites, algo que todo empreendedor deseja para o seu negócio.

Basicamente, o SEO é o responsável por melhorar as informações e experiência em uma página, visto que o intuito dos buscadores é trazer os melhores resultados de busca aos usuários.

É a partir das técnicas de SEO que o posicionamento das páginas, blogs e sites acontece, melhorando o ranqueamento de modo orgânico nos buscadores, como Google, Bing, Yahoo, entre outros.

Diariamente são feitas milhões de buscas pelos usuários que realizam pesquisas diversas, seja para buscar soluções para as suas dúvidas e problemas, ou para ter mais informações acerca de um tema/produto. 

Considerando este fator, os empreendedores podem produzir conteúdos visando chamar atenção das pessoas que compõem um perfil de compra para seu estabelecimento – como o interesse em serviços de jardinagem, por exemplo.

Como funciona o SEO para e-commerce?

O SEO pode ser aplicado em diferentes páginas de um site, como blogs e lojas virtuais.

Assim, ao considerar que o ambiente de loja virtual é focado em vendas, as técnicas devem ser otimizadas e pensadas para este caso. 

Apesar disso, vincular um blog ao e-commerce é uma excelente maneira de divulgar os lançamentos do seu negócio através da produção de conteúdo e criar ainda mais oportunidades de ser encontrado.

O uso de palavras-chave, por exemplo, é um dos principais pilares do SEO, sendo aplicada em produtos das lojas virtuais e nos blogs.

Para os blogs, estas palavras são pensadas conforme os temas de interesse do público-alvo. Neste caso, os conteúdos podem ser feitos para que o internauta o encontre quando estiver no início ou em outras fases da jornada do cliente. 

Os conteúdos, independentemente da fase em que o lead (potencial cliente) se encontra, podem oferecer soluções interessantes, visto que agregam valor, expertise e relevância à marca.

Já para o e-commerce, as palavras-chave precisam ter relevância para o público e deixar claro sobre qual produto se referem.

Assim, elas podem descrever os produtos oferecidos nas páginas, já que a principal intenção no e-commerce é captar consumidores interessados e que pesquisam informações sobre produtos, seja no Google ou em outros buscadores. 

Aqui, o cliente já sabe o que procura encontrar, sendo levado diretamente à página de compra.

Quais são os benefícios do SEO para o e-commerce?

O SEO é uma excelente ferramenta para os empreendedores que desejam manter o seu site nas primeiras posições dos buscadores. Assim, a otimização das páginas podem render muitos ganhos interessantes, como:

1. Ter mais visitas orgânicas

As estratégias de SEO são ideais para os profissionais alcançarem um bom posicionamento no google, aumentando a quantidade de visitas orgânicas. Afinal, geralmente os primeiros links são os que melhor respondem a dúvida do usuário e são as primeiras (e, por vezes, as únicas) a serem clicadas.

Esse resultado positivo não acontece rapidamente, demandando constância nas estratégias de conteúdo para demonstrar a relevância ao algoritmo.

Assim, é preciso ter ciência que os resultados de tráfego orgânico podem levar um tempo, para serem construídos, mas são muito vantajosos a longo prazo, sendo um esforço bastante válido, principalmente devido ao custo baixo. 

Inclusive, essas ações criam um ciclo, pois quanto mais visitas orgânicas que permanecem e interagem com a página, mais bem avaliada a página será pelos buscadores e os gastos com a conquista e manutenção de leads também pode ser reduzida, apresentando um melhor ROI (Retorno Sobre Investimento).

2. Conquistar tráfego qualificado

O tráfego qualificado consiste em ter pessoas realmente interessadas nos conteúdos, produtos e ofertas do seu site.

Um bom exemplo para ilustrar a situação são empreendedores que tenham um e-commerce no segmento de livros. 

Imagine que uma pessoa está procurando livros sobre gastronomia e a livraria tem uma página específica para essa categoria de títulos. Com isso, o empreendimento terá mais chances de aparecer nas primeiras posições nos resultados de pesquisa, principalmente se ela usar palavras-chave que determinam esse nicho de atuação.

Mais ainda, por ser um segmento de interesse dessa pessoa, mais facilmente ela concretizará a compra do produto após visitar a página, implicando em um curto circuito de conversão.

Ao atrair este visitante para o site, a visita será qualificada, já que se trata de uma pessoa buscando um produto específico e que se adequa às propostas da marca. 

Com essa identificação a venda pode ocorrer com qualidade, e até pode haver a fidelização deste usuário.

3. Melhorar a credibilidade da marca

Os consumidores têm uma visão de que os sites que estão nas primeiras posições são os melhores, pois têm relevância, além de serem confiáveis. Isto ajuda muito na credibilidade do negócio.

Esta ideia é lógica, considerando a maneira que o Google avalia as páginas e realiza o posicionamento considerando as páginas que tem maior potencial de esclarecer a dúvida pesquisada. Ou seja, o buscador valoriza os sites que entregam uma boa experiência para o cliente.

Uma experiência de qualidade vai muito além de oferecer o produto que o usuário precisa. Pensar na navegabilidade em diferentes dispositivos, produzir conteúdos diferenciados e ter um carregamento de páginas rápido e eficiente são outros aspectos fundamentais para o bom ranqueamento.

Assim, um site que oferece benefícios aos visitantes têm maiores chances de conquistar um bom posicionamento no ranking e, consequentemente, a página estará entre os melhores resultados de busca, ampliando suas oportunidades de atuação.

Dicas para ranquear na primeira página no Google

Para o seu e-commerce aparecer nas primeiras posições do Google é necessário pensar em algumas estratégias de marketing. As mais utilizadas são:

1. Utilize o Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta específica para a criação de anúncios e exibição de links patrocinados, conforme as buscas que os usuários realizam no buscador e ocorre por meio do uso/leilão de palavras-chave específicas para a pesquisa.

Os links patrocinados costumam aparecer no topo da página, ou nas laterais, conforme valores, objetivos e tipo de publicidade. 

Isto posto, para obter excelentes resultados, os empreendedores devem aprender como anunciar no Google Ads para conseguir utilizar a ferramenta com qualidade.

Com anúncios pagos desenvolvidos no Google Ads, ou em outras plataformas, é possível que a página chegue nas primeiras posições do Google em curto prazo, mas isso não significa que as demais características do SEO e tráfego orgânico devam ser deixados de lado. 

Na verdade, nesse caso, eles são aliados para ações de curto e longo prazo, promovendo um bom posicionamento pago e orgânico.

2. Otimize as URLs

URLs simples e limpas permitem que o algoritmo do Google reconheça rapidamente os temas tratados no site, além de ajudar na credibilidade do negócio.

Sendo assim elabore URLs sem números aleatórios, com palavras fáceis de serem memorizadas e que tenham compatibilidade com os conteúdos, seja do blog ou da página de produtos.

Com um domínio simples, o e-commerce terá mais visitantes, graças às pesquisas feitas pelos usuários que poderão responder de melhor forma a esses links (além de possibilitar o direcionamento direto à página).

3. Capriche no design responsivo

O aumento nos números de acesso à internet, principalmente por smartphones, criou a necessidade de investir em um layout responsivo, ou seja, que se adapte a vários dispositivos móveis.

Um e-commerce com site responsivo ajuda muito a conquistar a confiança dos clientes, além de atrair novos visitantes, devido à capacidade de se adaptar a diferentes telas e um carregamento rápido.

Mais ainda, por promover uma boa experiência independentemente do canal usado para acessar as páginas, o próprio buscador valoriza a página e a ranqueia melhor.

4. Explore as redes sociais para melhorar o posicionamento

Criar páginas e perfis nas redes sociais e mantê-los sempre atualizados é muito importante para atrair mais pessoas para o e-commerce e mantê-las fidelizadas à marca. Além disso, o número de visitantes nas redes pode ajudar no posicionamento da página no Google.

Se o seu negócio conta com um canal no Youtube, por exemplo, os vídeos com conteúdos podem ter o link do site na descrição, tática esta que aumenta as visitas, levando os usuários para páginas específicas e servindo como direcionamento de valor para o site.

Inclusive, nestes canais também é possível criar publicidade que, como visto anteriormente, são excelentes aliadas para manter o negócio em evidência. 

Para isso, as redes sociais possuem plataformas Ads que podem ser utilizadas, graças ao funcionamento simples e intuitivo, custo baixo e diversidade de formatos de anúncios que ajudam na divulgação.

Plataformas como Instagram Ads, Google Ads, Facebook Ads e Twitter Ads são alguns exemplos das mídias mais utilizadas.

5. Use estratégias de link building

O link building é conhecido popularmente como a criação de links externos, e consiste em direcionar os usuários para outras páginas do site, mas principalmente criar relevância por meio de parcerias com sites importantes e que se relacionem ao segmento da empresa.

Por conta disso, este recurso é considerado um dos principais critérios que os algoritmos do Google utilizam para indicar a autoridade que um site ou blog tem na web.

Um detalhe importante e que demanda atenção é a quantidade de link building. É fundamental não exagerar, porque o Google consegue identificar quando os links são utilizados de modo forçado ou quando não agregam na experiência/informação das páginas.

A estratégia de link building pode ser utilizada nas redes sociais, com links dos produtos do e-commerce ou do blog. Em conteúdos produzidos em parceria, utilizar o recurso do link para direcionar os clientes ao seu site é uma ótima solução.

6. Aposte no Marketing de Conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo é uma das melhores para os empreendedores que desejam ocupar as primeiras posições do Google e ter um tráfego orgânico de qualidade – mas também pode ser associada a uma campanha paga.

Esta técnica consiste na criação de conteúdos úteis com diferentes formatos e visa atrair o público-alvo com soluções eficientes. 

Sendo assim, os materiais desenvolvidos devem responder às dúvidas que os usuários colocam nos buscadores e os conteúdos precisam estar de acordo com os métodos de SEO, sendo informativos e atrativos.

Portanto, recorrer a dicas práticas e tendo compreensão sobre como funciona o Facebook Ads, além de criar estratégias específicas de marketing, é possível obter um bom posicionamento, ficando entre os primeiros resultados de pesquisa do Google, algo que melhora a autoridade, faturamento e sucesso do e-commerce.

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