DESCRIÇÃO DE PRODUTOS PARA LOJA VIRTUAL

Transforme a experiência do seu cliente com descrições que valorizam seus produtos e conectam com sua audiência.

DESCRIÇÃO DE PRODUTOS PARA LOJA VIRTUAL

Transforma a experiência do seu cliente com descrições que valorizam os seus produtos e conectam com sua audiência.

Otimize seu cadastro de produtos e faça seu commerce aparecer.
Otimize seu cadastro de produtos e faça seu commerce aparecer.

Imagine uma pessoa acessando sua loja online pela primeira vez, mas antes mesmo disso, pense no caminho que ela percorreu até finalmente achar o produto que ela tanto queria à disposição na sua página de venda.

O produto está lá com belas fotos e boas condições de compra e o seu potencial cliente está lá, com grande desejo de comprar.

No entanto, ela ainda tem algumas dúvidas, mas se depara com um erro que é ainda muito comum nos e-commerces brasileiros, informações frias, escassas ou simplesmente copiadas de outros sites.

Nada é mais frustrante para quem deseja comprar do que não encontrar as informações de que precisa após pesquisar muito.
Quem é dono de e-commerce sabe que trazer clientes para sua loja virtual é um desafio constante e que a primeira vez de uma pessoa no seu site pode ser a última.

A Arte de Vender Online
Para criar uma experiência irresistível de compras, é preciso dar atenção a todos os detalhes e seus clientes vão notar isso.

A parte da FastCompras nessa história é criar para você os títulos e as descrições para os seus produtos de forma mais humana, somar valor aos seus produtos, sua loja virtual e à jornada de compra do seu cliente.

Tenha Descrições Exclusivas para os seus Produtos
Copiar o conteúdo do fornecedor ou concorrente é uma prática rápida e comum, mas que não dá resultados.

Além de não gerar um valor único para seu produto, os conteúdos com informações iguais às de outros sites não atingem um bom posicionamento no Google e você acaba sendo apenas mais um na multidão.

Um catálogo de produtos com descrições otimizadas é o pilar de qualquer e-commerce, pois é ele quem vai te trazer acessos, sem a necessidade de investimentos permanentes em anúncios.

Quem vai criar suas Descrições
A FastCompras conta com uma equipe especializada de redatores que se encarrega de pesquisar seus produtos e o seu público para criar descrições vendedoras e que engajam com seu público.

Também utilizamos as melhores técnicas de SEO para ranquear melhor no Google e assim trazer mais acesso para o seu e-commerce.

Nossos textos são criados por pessoas para pessoas.

 

DESCRIÇÕES OTIMIZADAS DE PRODUTOS
DESBLOQUEIE O POTENCIAL DE VENDAS DA SUA LOJA VIRTUAL
MELHOR POSIÇÃO NO GOOGLE EM MENOS TEMPO

MELHOR POSIÇÃO NO GOOGLE EM MENOS TEMPO

É comprovado por inúmeros testes, que com um conjunto de técnicas adequadas sua página pode indexar no Google mais rapidamente em comparação com páginas que não o fazem.

Algumas destas mesmas técnicas também ajudam a ranquear sua página muito melhor. Por consequência, toda sua loja virtual sai ganhando.

MELHOR POSIÇÃO NO GOOGLE EM MENOS TEMPO

REDUÇÃO DRÁSTICA DE VERBAS COM ANÚNCIOS

Uma vez que suas páginas estiverem bem posicionadas organicamente, você receberá mais tráfego à partir delas.

Não é errado fazer anúncios online, mas ficar dependente deles para ter acesso fragiliza o seu negócio, te tornando dependente de uma única estratégia de aquisição de clientes.

MELHOR POSIÇÃO NO GOOGLE EM MENOS TEMPO

PADRONIZAÇÃO DE NOMES DE PRODUTOS

A padronização proporciona para o cliente uma melhor experiência na navegação e mais assertividade na seleção dos produtos.

Os títulos ficam muito mais amigáveis e fáceis de serem encontrados e tudo que facilita a vida do usuário é bem visto e valorizado pelo Google.

O que fazemos é criar conteúdo com foco no cliente e nos resultados

Criamos conteúdo focado nos benefícios e na experiência que o produto pode proporcionar ao cliente, o resultado disso é uma página de produto mais vendedora.

Conhecer o público-alvo, descobrir as palavras-chave que trazem acesso para um produto específico, entender as necessidades dos clientes e valorizar o produto, fazem parte do nosso trabalho.

Sabemos que uma descrição vendedora agrega valor ao produto e ajuda a aumentar a conversão. Entendemos que as características técnicas são complementares, mas não devem ser consideradas a principal descrição do produto.

O que fazemos é criar conteúdo com foco no cliente e nos resultados

Criamos conteúdo focado nos benefícios e na experiência que o produto pode proporcionar ao cliente, o resultado disso é uma página de produto mais vendedora.

Conhecer o público-alvo, descobrir as palavras-chave que trazem acesso para um produto específico, entender as necessidades dos clientes e valorizar o produto, fazem parte do nosso trabalho.

Sabemos que uma descrição vendedora agrega valor ao produto e ajuda a aumentar a conversão. Entendemos que as características técnicas são complementares, mas não devem ser consideradas a principal descrição do produto.

Exemplo de Descrição de Produto

TEXTO 1: NOME E DESCRIÇÃO ANTIGAS

Faca de Mesa Forjada Aço Inox Econômica 

– Totalmente feita de aço inox, altamente durável, mantém suas características originais, preservando a beleza, a higiene e a durabilidade do material. 

– Faca totalmente temperada, que garante maior durabilidade no fio de corte e maior resistência à corrosão, e por suas características de temperabilidade, não risca as porcelanas.

 – O cabo da faca se adapta melhor a palma da mão. 

– Possui equilíbrio harmônico entre o cabo e a lâmina. 

– Acabamento em alto brilho. 

– Pode ser lavada diariamente na máquina de lavar louças.”

TEXTO2: NOME E DESCRIÇÃO NOVAS

Faca de Mesa Econômica Tramontina Italy Forjada em Aço Inox

Compor a mesa e estar atento aos detalhes, faz toda a diferença para tornar seus pratos ainda mais especiais, e para encantar os seus convidados naquele delicioso almoço, a Faca de Mesa Econômica Tramontina Italy Forjada em Aço Inox é a escolha perfeita! 

Ela é totalmente produzida em aço inox com acabamento em alto brilho, e além de resistência e durabilidade, vai levar muito mais beleza a sua mesa. 

Muito prática, você ainda pode levá-la diariamente à máquina de lavar louças sem risco de comprometer as características do produto. Com a Tramontina, você tem os melhores talheres e os melhores itens para sua cozinha!

Vou convidá-lo para uma breve análise do TEXTO 1 e do TEXTO 2.

TÍTULO DO PRODUTO
Perceba que no TEXTO 2 o título traz a marca e o modelo do produto, ou seja. Mostrar a marca já no título do produto dá mais credibilidade e ajuda o usuário no momento em que ele digita uma palavra-chave nos mecanismos de pesquisa.

O título ainda pode trazer outras características, modelo, cor e tudo que for relevante na pesquisa do seu cliente.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO
TEXTO 1
Perceba que o TEXTO 1 é mais “frio”, fazendo com que o produto perca o fator emocional, que como sabemos é determinante para as vendas.

TEXTO 2
Já o TEXTO 2 foi pensado para um público em especial e, a partir disto, é feito um “convite” para que este cliente se visualize usando o produto no dia-a-dia, gerando o componente emocional.

É o mesmo quando você vai à loja física, você pesquisa por um produto em diversas lojas, mas sente forte impulso de comprar de quem lhe atendeu melhor, não é verdade?

Nas vendas online, quem faz o papel de vendedor são as descrições dos produtos.

Mais para frente vamos falar de como este tipo de trabalho, aparentemente simples, já gerou um incremento de 240% nas visitas orgânicas para este e-commerce.
A METODOLOGIA DE CRIAÇÃO DAS DESCRIÇÕES DE PRODUTOS
Descoberta do público-alvo
Descoberta das palavras-chave
Análise de concorrência
Criação de títulos, textos e meta tags
QUEM AUMENTOU SUAS VENDAS ONLINE
QUEM AUMENTOU SUAS VENDAS ONLINE
Móveis de Madeira Tramontina Aumento de 240% nos acessos a loja virtual
Móveis de Madeira Tramontina Aumento de 240% nos acessos a loja virtual

Neste primeiro trabalho, fizemos uma adequação nos nomes das categorias, um exemplo foi a categoria de “Bancos de Madeira”, inicialmente chamada “bancos”.

 

Quem vende “bancos” precisa deixar claro que tipo de banco está vendendo. Veja, se você digitar “bancos” no Google, os resultados serão instituições financeiras (Bradesco, Santander, BB, etc).

 

Agora, se digitarmos “banco de madeira” o resultado muda completamente, e um outro mercado aparece nas buscas.

Neste novo trabalho, os nomes dos produtos foram ajustados para se adequar ao comportamento de busca dos usuários, trazendo as palavras-chave mais pesquisadas nos buscadores.

No cenário anterior, produtos semelhantes, mas com características diferentes, utilizavam o mesmo nome. Isso tornava a diferenciação muito difícil por parte dos clientes e prejudicava as vendas online, pois quem navegava na loja tinha dificuldade em encontrar exatamente o que precisava.

Hoje cada produto foi diferenciado, trazendo na sua composição o nome mais pesquisado do produto pelos usuários, marca, linha, material de fabricação, além de cor e quantidade de peças, quando existentes.


Confira o exemplo abaixo:

NOME ANTIGO
Jogo de Facas 3 pcs premium branco


NOME NOVO
Jogo de Facas Tramontina Premium com Lâminas em Aço Inox e Cabos de Polipropileno Branco 3 Peças

Tramontina STORE 11 mil produtos otimizados especialmente para a internet
Tramontina STORE 11 mil produtos otimizados especialmente para a internet
Loja da Carabina Mudança ajudou a colocar a loja virtual na primeira página do Google
Loja da Carabina Mudança ajudou a colocar a loja virtual na primeira página do Google

A Loja da Carabina, que tem entre os seus produtos carabinas para o tiro esportivo, contudo no nome do produto era usado “Carabina” + o modelo da mesma.


Ao alterar o nome destes produtos para “Carabina de pressão”, os produtos com este termo passaram a competir com menos sites e também ocuparam a primeira página nos resultados de busca entre os 3 primeiros resultados orgânicos, onde antes não figuravam nas primeiras páginas.


Exemplificando na prática a modificação foi esta:


NOME ANTIGO
Carabina Dione Plus 5,5mm – Preta


NOME NOVO
Carabina de Pressão Rossi Dione Plus 5,5mm – Preta

A FastCompras utiliza IA nas descrições?

Não usamos inteligência artificial para a criação das descrições ou títulos, mas utilizamos ela em processos de revisões de texto, para dar mais agilidade as criações.

Entendemos que IAs podem ser mais generalistas deixando de fora algumas especificidades de muitos produtos.

Não.

Apenas criamos os títulos dos produtos, descrições e descrições curtas, portanto, NÃO cadastramos os produtos ou mesmo as descrições criadas na sua plataforma de e-commerce.

Acreditamos que focar no que pode dar resultados reais para nossos clientes é mais eficiente.

“A FastCompras cadastra os produtos na minha loja?”
Otimizando meu catálogo estarei na primeira página do Google?

Para que uma página esteja nas primeira posições dos buscadores existem N fatores que determinam isso, desde o conteúdo (que estamos falando aqui), velocidade do site, estrutura do código da sua página, entre muitos outros, além da própria concorrência.

Mas se o conteúdo da sua página de produto NÃO estiver otimizado, aí a missão de estar nas primeiras posições, tornar-se quase impossível de ser feito de forma orgânica, ou seja, voltamos ao ponto inicial, você terá que pagar anúncios no Google ou redes sociais enquanto quiser mais acesso.

Quando você vai jantar em um bom restaurante, certamente vai gastar mais do que gastaria comendo em casa.

Você não está pagando apenas pela comida, mas está pagando pelo serviço, aluguel, impostos e a margem de lucro daquele estabelecimento.

Contudo, o benefício, em um BOM restaurante, é a experiência de comer algo bem preparado e diferenciado, ser bem atendido, sem sequer ter pisado na cozinha.

Se você quiser preparar o próprio jantar, precisa saber bem o que está fazendo, do contrário pode acabar errando no tempero, pode ainda descobrir na última hora que não tem algum ingrediente ou até queimar a comida.

Para cadastrar seus produtos você também precisará avaliar se vale a pena contratar um especialista para trabalhar para você e arcar com salários e burocracias de uma contratação ou, se ainda vai dispender tempo treinando alguém que já está na sua equipe.

Se decidir usar inteligência artificial, lembre-se que você precisará ao menos revisar o que foi criado e quanto mais erros encontrar durante o processo de revisão, mais tempo levará para corrigir tudo. Ainda é preciso considerar que, para criar uma boa descrição por IA é preciso escrever um bom prompt (comando) e para refinar o texto é preciso escrever novos prompts de acordo com o que foi gerado.

Em ambos os casos, você deve levar em consideração o salário pago para estes funcionários pelo tempo que você estimar para esta tarefa.

Então, fazer “em casa” também não sai de graça, talvez saia mais barato, mas se você não souber muito bem o que está fazendo, o barato pode acabar saindo caro.

Se você tem essa dúvida, recomendo que avalie com muita cautela.
“Se eu pagar uma agência vai sair mais caro.”
“Se eu pagar uma agência vai sair mais caro.”

Quando você vai jantar em um bom restaurante, certamente vai gastar mais do que gastaria comendo em casa.

Você não está pagando apenas pela comida, mas está pagando pelo serviço, aluguel, impostos e a margem de lucro daquele estabelecimento.

Contudo, o benefício, em um BOM restaurante, é a experiência de comer algo bem preparado e diferenciado, ser bem atendido, sem sequer ter pisado na cozinha.

Se você quiser preparar o próprio jantar, precisa saber bem o que está fazendo, do contrário pode acabar errando no tempero, pode ainda descobrir na última hora que não tem algum ingrediente ou até queimar a comida.

Para cadastrar seus produtos você também precisará avaliar se vale a pena contratar um especialista para trabalhar para você e arcar com salários e burocracias de uma contratação ou, se ainda vai dispender tempo treinando alguém que já está na sua equipe.

Se decidir usar inteligência artificial, lembre-se que você precisará ao menos revisar o que foi criado e quanto mais erros encontrar durante o processo de revisão, mais tempo levará para corrigir tudo. Ainda é preciso considerar que, para criar uma boa descrição por IA é preciso escrever um bom prompt (comando) e para refinar o texto é preciso escrever novos prompts de acordo com o que foi gerado.

Em ambos os casos, você deve levar em consideração o salário pago para estes funcionários pelo tempo que você estimar para esta tarefa.

Então, fazer “em casa” também não sai de graça, talvez saia mais barato, mas se você não souber muito bem o que está fazendo, o barato pode acabar saindo caro.

Se você tem essa dúvida, recomendo que avalie com muita cautela.