Quem precisa cadastrar produtos na sua loja virtual tem que lidar com várias questões:

  • Grande quantidade de mercadorias para cadastrar;
  • Os itens que estão na sua loja online também também estão na loja dos concorrentes;
  • Alguns produtos têm escassez de informações, tanto em textos como em imagens e vídeos.

A verdade é que não queremos criar um problema onde achamos que ele não existe, afinal a descrição do produto já está sendo trazida pelo fabricante, por que então criar um conteúdo original, se já temos este texto pronto?

Mas se muitas lojas virtuais oferecem as mesmas peças para venda e com as mesmas descrições do fabricante, como vamos nos diferenciar dos demais fazendo tudo igual?

A resposta é: não vamos, por isso é importante fazer uso de técnicas que nos levem a criar conteúdos exclusivos.

Criar conteúdo original para os cadastros dos seus produtos é necessário

Conteúdos iguais ou semelhantes são considerados como conteúdo duplicado pelo Google, ou seja, seu “ranking” será dividido com todas estas páginas.

Quer um exemplo de conteúdo duplicado?
Se você digitar qualquer coisa entre aspas no Google, ele vai trazer a ocorrência exata do que você buscou. Como exemplo coloquei a descrição de um produto qualquer que encontrei na internet: “Prepare suas refeições com rapidez e praticidade no forno micro-ondas PME31 da Philco. Com teclas…“.

Repare na imagem abaixo, a mesma descrição presente em diferentes lojas. Então aqui a descrição do produto em nada contribui para te diferenciar da concorrência.

Exemplo de conteúdo duplicado.

Construa uma página de produto que se venda sozinha

A página de detalhes de um produto é a mais importante de uma loja online, pois ela é onde você tem oportunidade de criar um conteúdo mais profundo e de destaque para indexar bem.

É nela também, que o seu cliente vai começar a tomar a decisão de compra. Uma foto ruim, por exemplo, desperta aquela vontade… a vontade de clicar no X da guia do navegador e sair do site, enquanto a falta de informações vai levar seu visitante a buscar respostas em outro lugar.

Assim, ele pode ir embora sem nem mesmo considerar o preço e as condições de pagamento.

Lembre-se que sua loja virtual está no ar 24 horas por dia, e se o seu atendimento ao cliente não fica online todo este tempo, a importância do cadastro do seu produto estar completo, claro e bem apresentado, aumenta.

Além de tudo isso, ainda posso dar mais 7 razões para otimizar o cadastro de produtos de um e-commerce

COMO CRIAR UMA DESCRIÇÃO ORIGINAL PARA SUA LOJA VIRTUAL?

Esta tarefa é mais trabalhosa do que difícil eu diria, mas com certeza é possível criar um conteúdo que seus concorrentes não terão.

A dica aqui é começar com as mercadorias que são mais estratégicas para o seu negócio, ou seja, aquelas com maior margem de lucro ou as mais vendidas.

Agora que você entende a importância de um bom conteúdo, vamos passar para as nossas 7 dicas que vão fazer a diferença na hora de criar conteúdo original para a os produto do seu e-commerce.

1. Responda as perguntas sobre o que você vende

Primeiro passo: pesquise no Google pelo produto sobre do qual vai falar, faça da seguinte forma:

dúvidas sobre o+ nome do produto
ou ainda “informações” + nome do produto.

Varie a pesquisa conforme a necessidade, o importante é descobrir o que tira o sono do consumidor e então responda isso na sua página de detalhes.

Da próxima vez que alguém tiver uma dúvida a resposta poderá ser encontrada no seu e-commerce.

Procure também pelas avaliações feitas na concorrência. Isso mesmo, procure na concorrência, não é feio, se você não fizer eles o farão.

E se um concorrente seu deixou de responder alguma pergunta dos clientes, essa pode ser uma boa chance. Mesmo que eles respondam, você pode dar uma explicação ainda melhor ou mais completa, só não vale copiar ou parafrasear.

Fazendo uma pesquisa simples por “frigideira antiaderente“, entrei nos detalhes do produto e encontrei algumas perguntas simples.

Perguntas sobre produto

Você também já deve ter notado que o Google procura responder as perguntas na sua própria página de resultados, assim as pessoas não precisam necessariamente entrar na página que o Google trouxe, veja o exemplo abaixo.

Aprenda a responder as perguntas da sua audiência

Se você trouxer objetivamente a resposta de uma questão muito buscada, pode acabar parando na primeira posição. Não é algo fácil, mas quanto mais perguntas você responder, mais suas chances aumentam de estar no topo das buscas, sem falar que você encorpa seu conteúdo.

O próprio Google ainda te ajuda a produzir seu conteúdo, repare na caixa “As pessoas também perguntam“.

UMA OPORTUNIDADE DE OURO: sobre a imagem acima, vou colocá-la aqui novamente, só que agora com um campo de visão mais aberto.

Quem pergunta sobre a quantidade de RAM que é necessária para jogar no PC, possivelmente está querendo comprar um computador ou notebook. Então se o Google destaca o seu site como a melhor resposta, isso já lhe dá muita credibilidade.

Criar uma anúncio pode ser uma boa ideia, esteja a sua loja virtual destacada organicamente ou não.

Linkando respostas a seus produtos anunciados.

2. Aproveite ao máximo a experiência do seu vendedor

Ninguém melhor para saber as dores e as dúvidas do seu cliente, do que aquele que está diretamente em contato com ele, seja o vendedor da sua loja física ou atendente da loja online.

Geralmente, o bom vendedor possui informações que não estão no manual.

Vou contar sobre uma vez que comprei uma frigideira em uma loja física.

Tudo bem, foi uma compra simples e gastei pouco, mas ajuda a ilustrar meu ponto de vista.

Entrei na loja para comprar a frigideira, só precisava definir o tamanho e saber que nada iria grudar no fundo. Já havia decidido que iria comprá-la, quando o vendedor começou a me dar dicas de como cuidar dela e aumentar sua durabilidade.

Chegando em casa resolvi entrar no site desta loja, confesso que mais por curiosidade profissional, pois queria ver como o produto estava apresentado na loja virtual deles.

  1. Percebi que as informações que recebi pessoalmente não estavam disponíveis no site, uma simples informação que cumpre 3 funções, uma mais importante que a outra.
    É útil e ajuda sua persona;
  2. Ajuda a transmitir um pouco da ideia de carinho e atenção com o cliente;
  3. Ajuda no SEO.

Na minha página de vendas, isto já ganharia um tópico especial na descrição do meu produto, com as devidas palavras-chaves inseridas: “como aumentar a durabilidade de uma frigideira antiaderente”.

Pronta, agora é só explicar isto em algumas linhas e mais uma ou duas keywords.

3. Fale da finalidade

Mas afinal, para quem se destina a sua mercadoria e que benefícios ela vai trazer para a vida do seu cliente?

O consumidor tem dúvidas, e você como especialista é quem deve ajudá-lo.

Digamos que alguém entre no site procurando um NOTEBOOK:

  • Será que o seu cliente precisa de uma máquina top de linha ou pode comprar um modelo mais básico?
  • A máquina que você vende, é mais indicada para professores e advogados ou a gamers e designers?
  • Como as pessoas podem identificar estas informações no seu site? Elas são fáceis de encontrar? O cliente pode filtrar isto nas galerias de produtos?
  • E se for uma TV? Quantas polegadas ela deve ter para o tamanho da sala do seu cliente?
  • Como ele pode calcular isto?

Agora imagine que você venda PANELAS (alguns clientes nossos vendem).

Atualmente temos uma grande variedade de produtos que fazem a mesma coisa. Então a dúvida é inevitável, como um leigo (como eu) vai descobrir qual é a panela mais indicada para fazer um simples arroz, sem acabar comprando algo para o uso profissional desnecessariamente?

Isto não é um exemplo aleatório, é um exemplo vergonhoso, mas não aleatório. Eu realmente tenho esta dificuldade.

4. Procure informações em vídeos

Agora vamos a parte deste artigo que acredito você vai gostar: VÁ PARA O YOUTUBE, só cuidado com as distrações. 🙂

Muitos produtos possuem vídeos de demonstração e também existem muitos canais dedicados a avaliá-los.

Assistir a estes vídeos é um trabalho de “pescaria de informações”, que enriquece a sua descrição e te diferencia da concorrência.

5. Use vídeos

Estes mesmos vídeos de avaliação, podem ser utilizados no cadastro do seu produto, apenas tome o cuidado de pedir a autorização para o autor.

Muitas vezes o próprio fabricante produz o vídeo, então use-o, porque muita gente ainda não faz isso, por incrível que pareça.

Muitas pessoas preferem o conteúdo em vídeo e isso pode ajudá-lo a vender mais e dar mais relevância para sua página.

Um excelente “gancho” é publicar um pequeno trecho destes vídeos no seu Instagram, esta acaba sendo mais uma forma de trazer o cliente para sua loja online.

Aqui vai uma dica dentro da dica: lembre-se também de colocar os destaques do vídeo em texto. Repare que essa é uma estratégia muito usada, por exemplo, em portais de notícias. Sempre que a notícia tem um vídeo, existe também um resumo dele em texto.

O resumo do vídeo é importante para criação do seu conteúdo original porque:

  1. Muitas vezes quem acessa a página do seu produto no celular não quer ou não pode ativar o som do vídeo;
  2. O conteúdo em texto indexa no Google e do vídeo não;
  3. Algumas pessoas podem ter dificuldades em ver o vídeo no celular.

E que tal você mesmo produzir seus próprios vídeos? Nada melhor do que ter seu conteúdo original em vídeo. Não é preciso uma super câmera para começar, muita gente ganha dinheiro produzindo conteúdo com o próprio celular.

Crie um roteiro e busque um bom cenário, com uma boa iluminação para criar seu vídeo, afinal você não precisa ser um profissional de excelência em vídeos, mas o mínimo de atenção ao que você produz é importante.

Além disso, se o que você produzir for muito bom, seu canal no Youtube vai começar a te trazer tráfego.

6. Adicione Imagens ambientadas

Imagens bem produzidas em meio à descrição longa do texto são de grande valor pelos motivos que apresento abaixo:

  • Apelo visual junto ao cliente, ajuda a ilustrar o que está sendo falado e, se o texto for longo, promove uma “quebra visual”, deixando a apresentação mais interessante e menos cansativa;
  • As imagens usadas por você são indexadas no Google Imagens, dando ao seu cliente mais uma forma de encontrá-lo;
  • Contribui para melhorar o ranqueamento no Google, uma imagem interessante faz seu cliente passar mais tempo dentro da sua página e o Google considera que, quanto mais tempo um usuário passa dentro de uma página, mais relevante ela é.

Então, as imagens ambientadas e os vídeos ajudam muito a manter o seu cliente mais tempo na sua loja virtual. Sem falar que a imagem ajuda a reforçar mais visualmente o que seu texto está dizendo, desta forma um maior valor é atribuído a sua página, mas lembre-se de preencher as tags “alt” e “title” no cadastro do produto e de usar no nome do arquivo da imagem, uma palavra-chave condizente.

Faço apenas uma observação: quando digo que uma determinada ação “ajuda” a posicionar melhor sua página, é exatamente isso que esta ação vai fazer: AJUDAR, pois o Google e outros buscadores possuem N critérios para ranquear seus resultados e é muito provável que uma ação isolada não vá fazer grande diferença, mas um conjunto de ações poderá colaborar a subir preciosos degraus nos resultados dos buscadores.

Abaixo exemplo de artigos em venda aplicados ao ambiente, dando ao cliente um maior desejo de compra:

Imagem ambientada

7. Pesquise palavras-chaves

Dica antiga e batida para os mais experientes, para quem está começando vai aí um conceito básico: descubra a principal palavra-chave (keyword) que seu cliente utiliza nos buscadores, para encontrar os itens que você está vendendo e também seus sinônimos.

O resultado da pesquisa vai nortear a forma como escrever os textos para vender seus produtos.

Para facilitar um pouco as coisas para você trago 3 simples e gratuitas ferramentas que podem ajudá-lo a pesquisar os termos que vão trazer acesso a sua loja virtual:

  • Google Trends: vamos direto para um exemplo prático, o que é mais pesquisado “loja online” ou “loja virtual”? Pois o Trends lhe ajuda a resolver facilmente esta e outras dúvidas, assim você determina qual termo pode trazer mais tráfego para sua loja online;
  • Keyword Planner: este é o planejador de palavras do Google Ads (antigo Google Adwords). Você não precisa estar com uma campanha rodando para acessar o Google Ads, basta que você tenha uma conta Google, se estiver logado acesse https://ads.google.com. Dentro do menu ferramentas você vai encontrar o “Planejador de palavras-chave”, clique e divirta-se;
  • Ubersuggest: um link vale mais do que mil palavras, principalmente neste caso, por isso sugiro que você acesse o Ubersuggest e passe lá bons e divertidos momentos, a ferramenta tem um modo gratuito e é simples de usar.

Lembre-se de usar expressões específicas, também conhecidas como long tails. Por exemplo: se você vende shampoo seria interessante que o título do seu produto traga mais informações como “shampoo para cabelos secos” ou mais específico ainda “shampoo para cabelos secos com queratina”. A concorrência para “shampoo para cabelos secos com queratina” é muito menor do que a concorrência para “shampoo” apenas.

Dicas extras e considerações finais

  1. Quando for escrever a descrição do seu produto, pergunte-se: “qual problema ele resolve?
    Muitas vezes, as pessoas não estão procurando diretamente aquilo que você vende, mas por uma solução de um problema.É aí que uma descrição criada com estratégia entra.
  2. Outra ideia, nem um pouco nova, mas nem tanto aplicada, veja o que os seus concorrentes mais bem posicionados estão fazendo. O Ubersuggest pode ajudá-lo nesta missão, pois ele lista os primeiros resultados do Google para a palavra-chave que você pesquisou. Não significa que você deve fazer igual, mas tomar como parâmetro para fazer melhor.
  3. Peça a opinião dos seus clientes: após receber o produto em casa, você pode disparar um e-mail convidando o cliente a compartilhar sua opinião na sua loja online. Comentários sobre o produto não são apenas feedbacks pra você, mas para outros clientes que pesquisam por outras opiniões antes de comprar.

Um resumo com as melhores dicas para criar conteúdo original para sua loja virtual

  1. Pesquise as palavras-chaves que trazem acesso para você e as utilize nos seus textos;
  2. Responda as perguntas sobre o produto de sua loja online;
  3. Responda as dúvidas que seus concorrentes não responderam;
  4. Responde de forma mais completa e didática que seus concorrentes;
  5. Aproveite ao máximo a sua experiência e conhecimento e também do seu vendedor, para criar suas descrições de produtos;
  6. Fale da finalidade;
  7. Deixe claro a que público destina;
  8. Como seu produto vai melhorar ou facilitar o dia a dia do cliente;
  9. Procure informações em vídeos;
  10. Coloque vídeos no seu cadastro de produtos;
  11. Transcreva os principais tópicos do vídeo para o corpo da página;
  12. Pense em fazer seus próprios vídeos e seu próprio canal no Youtube;
  13. Adicione Imagens ambientadas;
  14. As imagens da sua loja virtual podem ser indexadas e encontradas na aba imagens dos buscadores;
  15. Preencha as tags ALT e TITLE da imagem;
  16. Se possível, adicione um comentário abaixo da imagem;
  17. O nome da imagem também ajuda na hora de ranquear, use as palavras-chaves no nome do arquivo.

Fazer conteúdo de qualidade é a base de um bom e-commerce, lembre-se que todo tráfego vindo dos seus anúncios online, resultados orgânicos e posts de redes sociais, converge para sua página de produto.

 

Além disso, é importante que parte do seu tráfego venha de resultados orgânicos e você não fique eternamente dependente de campanhas patrocinadas para vender.

Existem vários outros fatores que vão interferir nas suas vendas, como preço, frete, prazo, usabilidade da loja online entre outros N fatores. São tantos fatores que nós fizemos um checklist com 23 itens que você deve observar para que sua loja possa vender mais.

Lembre-se, um conteúdo bem feito, atraente e que resolve as dúvidas do cliente é o começo de tudo.

 

Cadastro de produto otimizado para lojas online

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