O controle de estoque é uma realidade tanto na gestão de projetos de design no atendimento ao cliente quanto nos e-commerces.

Esse controle é muito importante, pois influencia todo o gerenciamento de um negócio, incluindo a lucratividade.

Afinal, graças ao conhecimento das entradas e saídas de mercadorias, é possível determinar a demanda por cada produto disponível e qual vai ser o lucro líquido a ser obtido.  

Um ótimo controle de estoque reduz custos e aumenta a eficiência dos processos internos. Continue lendo e saiba como fazer isso no seu negócio digital!

O que é controle de estoque?

O controle de estoque é um conjunto de ações que possibilitam a análise e o monitoramento dos produtos que uma empresa de acessórios para geladeira consul têm armazenados.

Por meio dele, a organização consegue tornar sua gestão mais segura, pois esse controle afeta todas as ações nos outros setores.

Por exemplo, a compra e venda de matérias-primas ou produtos acabados devem ser controladas e essas informações comunicadas ao departamento de compras.

Da mesma forma, a diminuição de perdas devido a problemas de validade ou reclamações afeta o setor financeiro. Isso, por sua vez, afeta a saúde e/ou o fluxo de caixa do negócio.

Então, conhecer e entender como funciona o estoque de uma empresa é fundamental para determinar o momento certo de comprar, evitar faltas e excessos, otimizar as vendas e gerar receita.

Claramente, sempre respeitando as exigências dos clientes e dos mercados em que a empresa participa, interessada em proporcionar a melhor experiência de compra possível aos usuários.

Por que o controle de estoque é importante?

Uma marca de removedor de tinta automotiva valor não pode se dar ao luxo de perder clientes por causa de falhas no estoque. 

Continue a leitura para saber como o controle desse setor é fundamental e quais os seus impactos no funcionamento de um negócio, independentemente do segmento.

Redução de desperdícios

As ferramentas de controle de estoque permitem que os gerentes saibam como reordenar os dados e proteger o estoque.

Considere cada material usado em sua empresa. Estoque de segurança é a quantidade mínima de materiais de produção necessária para manter o negócio funcionando.

O ponto de reabastecimento é o nível de estoque no qual um gerente deve solicitar uma compra.

Com essas métricas definidas, o gestor poderá saber quando fazer uma compra, quanto pedir e quais produtos comprar, identificando tendências, preferências e prazos com mais clareza.

Proteção contra furtos e perdas

O gestor tem condições de saber quais materiais estão no estoque naquele momento. Então, a falta de algum item vai ser rapidamente percebida e resolvida.

O controle pode ser feito de várias maneiras, desde que todas as movimentações do material sejam registradas. Usar uma planilha ou sistemas de informação automatizado é o mais indicado.

Melhor uso do capital de giro 

O dinheiro destinado às despesas operacionais é o chamado capital de giro. Ao planejar o fornecimento do seu e-commerce, você pode comparar os custos com fornecedores, frete, armazenamento de produtos e mais.

Este conhecimento permite analisar todos os gastos existentes e determinar quais são realmente necessários e quais podem ser reduzidos.

Dessa forma, você pode realocar custos e otimizar os recursos disponíveis para o seu negócio.

Maiores chances de satisfação do cliente 

Entregar o produto ao cliente com sucesso requer um excelente alinhamento entre o e-commerce e seus fornecedores.

Para organizar o estoque, é necessário definir o prazo de forma clara e precisa, para que não haja atrasos ou faltas.  

Seguindo este plano, é possível reduzir os riscos, tanto em termos de atrasos como de faltas de produtos, e assim aumentar a capacidade de fornecer mercadorias satisfatórias aos clientes.

Afinal, quando uma pessoa tem a intenção de comprar revestimento 3D, ela espera receber no tempo previsto e em excelentes condições.

A qualidade da infraestrutura de fabricação e entregas é o alicerce do cumprimento satisfatório dos prazos.

Conheça os tipos de estoque para e-commerce

Todos esses cuidados com as mercadorias devem acontecer tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce.

No caso das lojas virtuais, seja de prensa enfardadeira para reciclagem ou qualquer outro segmento, podemos citar três tipos de estruturas de estoque que se adaptam ao perfil de cada empresa, veja.

Estoque compartilhado 

O estoque compartilhado é conveniente para marcas que usam o mesmo estoque para vendas online e offline.

Esse método funciona bem para otimizar o espaço, já que o estoque é o mesmo em todas as lojas, o que economiza recursos.  

As pessoas que trabalham desta forma precisam de um sistema de gestão de estoque eficiente, para que o mesmo produto não seja vendido em muitos lugares.

Estoque de varejo 

É muito comum em empresas que vendem seus próprios produtos ou itens de terceiros. Nesse caso, o controle torna-se importante para medir o desempenho comercial.

Um produto em estoque por muito tempo pode ser considerado um mau sinal, sinalizando baixa demanda ou excesso de estoque.  

Nesta situação, é bastante comum as empresas realizarem promoções para vendas rápidas, de forma a liberar espaço para mais mercadorias.

Estoque terceirizado

No e-commerce o fornecedor pode enviar o produto para o consumidor final ou para a loja que vai comercializá-lo.

A vantagem mais clara é que não há necessidade de armazenar produtos, o que economiza recursos.

Nesses casos, o varejista deve ter certeza de que o fornecedor entregará o medidor de vazão de ar no prazo e sem defeitos.

Estoque descentralizado 

O estoque é mantido em locais diferentes. Assim, dependendo da localização do cliente que efetuou a compra, o ponto de distribuição mais próximo é acionado para enviar os produtos adquiridos.  

Essa configuração reduz os custos de envio e agiliza as entregas. Por outro lado, o custo de manutenção de vários locais de armazenamento pode ser alto e o controle de estoque fica mais complexo.  

Os estoques também podem ser classificados por tipo de produto, sejam produtos acabados prontos para venda no varejo ou materiais para fabricação.

Dicas de gestão de estoque para e-commerce

Como destacamos, controlar o estoque é uma tarefa necessária para manter seu comércio eletrônico funcionando sem problemas. 

Além de te ajudar a organizar melhor o espaço físico, também é fundamental garantir a quantidade de produtos necessários para operar o negócio. Siga essas dicas para saber como fazer isso.

Implemente um sistema de gestão eficaz

Quem já trabalhou no ambiente digital sabe muito bem o quanto a tecnologia é importante para os empreendedores de hoje. 

Assim, investir em softwares de gestão, como ERPs para pequenas e médias empresas de cabeamento estruturado Campinas é uma forma de gerenciar melhor os processos e ter um acompanhamento em tempo real das movimentações.

Estas ferramentas suportam totalmente o seu negócio, facilitando o processo através de: 

  • Alertas quando o estoque está baixo; 
  • Mapeamento do desempenho comercial; 
  • Redução do tempo no local; 
  • Cadastro de clientes, produtos e fornecedores. 

Tudo isso de forma automatizada para facilitar o fluxo de trabalho e reduzir a burocracia.

Crie metas

Ainda sobre o software de gestão de controle, é possível criar critérios específicos para avaliar a sazonalidade dos produtos e possibilidades de ofertas e promoções.

Isso facilitará sua tomada de decisão em relação às estratégias criadas e ao potencial de cada produto. 

Acompanhe o fluxo de mercadorias

É sempre pertinente destacar a importância do controle de entrada e saída de qualquer produto ou matéria-prima para ter boas práticas de gestão do estoque. 

Isso pode ser feito diretamente através dos softwares citados acima. No entanto, você ainda precisa de um gerente ou funcionário responsável pela verificação. 

Um colaborador encarregado tem a capacidade de identificar problemas que afetam o fluxo de caixa do serviço de banho em semi joias Limeira, tomar ações preventivas e até mesmo corretivas. 

O controle adequado garante informações claras a respeito da demanda de cada produto. Assim, os processos de fabricação, compra e definição de preços junto aos fornecedores são padronizados.

Conte o estoque periodicamente

Isso realmente significa contar cada produto armazenado. Essa prática é importante para garantir que os números presentes no sistema de gestão de estoque digital sejam compatíveis com a realidade.  

Muitas empresas, físicas e digitais, só fazem o inventário no final do ano, assim como as demonstrações financeiras. No entanto, fazer isso pode ser bastante prejudicial por vários motivos.

A contagem vai levar mais tempo, já que todo o estoque vai precisar ser contado de uma vez. 

Se houver incompatibilidades, vai ser mais difícil resolvê-las. Então, a equipe vai ficar de mãos atadas.

Conclusão

Apesar das plataformas distintas, lojas físicas e virtuais têm semelhanças quando se trata de controle do estoque.

Os objetivos são os mesmos: atender a clientes com excelência. 

Para isso, é preciso garantir que o scanner profissional para digitalização de documentos chegue ao cartório em tempo hábil, por exemplo, bem como outros suprimentos estejam em estoque para uma entrega de qualidade e com agilidade. Use as informações presentes aqui para isso!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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