Possivelmente você não conheça a Loja da Carabina, mas se você tem uma loja virtual, deveria conhecer este case de sucesso de vendas do e-commerce brasileiro.
Vamos falar aqui de algumas estratégias adotadas: o que deu certo e o que não deu.
Acompanhar bem de perto sua loja virtual, isso é que vai fazer a grande diferença no seu negócio. Bem, talvez isso lhe soe óbvio, porém é muito comum o empresário, que já tem loja física, construir uma loja online para ganhar escala nas suas vendas sem o devido planejamento e dedicação. Isso acaba sendo determinante nos resultados de venda.
Investindo seu tempo para ter sucesso
Este é um investimento que você não pode deixar de fazer! Ou você cuida do seu negócio online ou tem uma pessoa capacitada e de confiança para isto. A Loja da Carabina sempre teve “o olho do dono” acompanhando os negócios de perto, além de, pelo menos, um assistente de e-commerce. Atualmente a empresa conta com uma pequena, mas organizada equipe para cuidar da sua loja virtual, sem falar nas agências especializadas em marketing e e-commerce.
Fazendo uma social
A Loja da Carabina é cliente da FastCompras desde 2009, de lá até aqui apareceram um grande número de soluções prontas e facilidades para as lojas virtuais. Novas agências surgiram, novas plataformas e muitas mudanças no algoritmo do Google. Mas uma das primeiras estratégias adotadas pela Loja da Carabina, é até hoje é uma das melhores para qualquer negócio, o link building.
“Não importa o que você faça, ter links de outros sites apontando para você é um grande diferencial. Quanto mais links e quanto mais os sites que apontam pra você forem relacionados ao seu negócio, melhor.”
É disto que trata o link building e foi assim que a Loja da Carabina começou a construir sua reputação. O próprio dono já participava de fóruns e grupos de discussões – quando o Facebook ainda não era popular no Brasil – tomando parte da conversa, dando opiniões e fazendo indicações de forma natural (isso é importante, ser natural, sem “forçar a barra”) e construindo links qualificados para o seu site.
Evoluindo para permanecer no mercado
Trazer links para o seu site de vendas é importante, mas foi importante também neste processo que os potenciais clientes, ao chegar no site da Loja da Carabina, encontrassem uma loja online bem construída e organizada.
Sou suspeito demais para falar disto, pois nesta época participei deste projeto como webdesigner nas etapas de arquitetura de informação (planejamento do esqueleto do site) e usabilidade. O importante é que sempre houve um diálogo com os representantes do site em busca de melhorias durante todo processo e após a publicação da loja virtual.
Desde 2009 houveram duas atualizações de layout para atender os novos padrões do e-commerce, sendo a segunda atualização a mais importante, onde o design da loja precisou se tornar responsivo, ou seja, adequar-se também a celulares e tablets. Hoje essa medida se mostra fundamental, pois cerca de 60% dos acessos vem de dispositivos móveis e 32% das vendas ocorrem diretamente nos celulares. Mais fundamental ainda foi fazer esta adaptação para mobile antes da grande maioria das lojas do e-commerce brasileiro, largar na frente sempre faz a diferença.
Mais benefícios na interação social
Se você for um participante ativo de um fórum ou grupo no Facebook, o mínimo que eu espero de você é que crie uma certa “amizade” com o pessoal ou que se torne uma referência entre os demais participantes.
Não é que eu ache que no final você deve marcar um happy hour ou um churrasco com seus novos amigos, mas é importante saber o máximo sobre eles, como gostam de pagar, se eles têm dificuldades nas lojas que costumam acessar, etc. Esse tipo de conhecimento vai ajudá-lo a direcionar seu trabalho, moldar sua loja e adequar tudo as necessidades do seu público-alvo.
SEO: é simples e tem que ser feito.
Este case já contei no artigo: Tráfego orgânico ou pago? Onde investir para trazer mais acesso a sua loja virtual.
Contudo vale reforçar esta ideia, de que a eles usavam no título dos seus produtos apenas a palavra “Carabina” e a simples troca para “Carabina de pressão” + características do produto fez toda a diferença nos resultados do Google e avançou para a primeira página do buscador.
Perceba que estamos falando de uma análise básica, mas que fez toda a diferença para este cliente.
O atirador vira alvo
Com certeza seu e-commerce lhe dá muito trabalho e talvez até dor de cabeça, aí você lê este artigo e fica achando que estou falando de um e-commerce perfeito, lhe parece isso?
Evidentemente que não é bem assim, a Loja da Carabina, como qualquer outro empreendedor precisa estar atento aos problemas que aparecem (e eles aparecem), e essa é a diferença: estar atento aos problemas e ter o apoio de quem os resolva.
Contudo eventualmente pode ocorrer algo de maior impacto e aí você precisa tomar uma decisão.
Foi uma situação desse tipo que ocorreu alguns anos atrás, onde uma grande fraude trouxe um certo desânimo para o antigo dono da Loja da Carabina.
Naquele momento o número de vendas ainda não era tão grande, mas garantia a vida saudável do e-commerce, porém esta fraude acabou com boa parte desta margem e tanto trabalho duro pareceu ter se escoado.
O desapontamento com este caso foi grande, o que acabou levando a Loja da Carabina a uma troca de gestão depois de uma dura lição ser aprendida na prática.
Novas tecnologias e procedimentos de segurança surgiram e desde então nada parecido voltou a ocorrer. Iniciou-se uma nova gestão e junto com ela começa uma nova etapa em termos de divulgação e operação da loja, como veremos a seguir.
Fortalecendo ações de marketing
Além da segurança da segurança do site havia mais coisas que precisavam evoluir.
Não bastava mais ficar apenas trocando banner, fazendo disparos aleatórios de e-mail marketing e participar de fóruns, outras ações mais profissionais precisavam ser incorporadas.
O e-mail marketing ganhou uma frequência mais regular e uma nova identidade, ganhando maior proximidade com seu público. Os resultados mostraram-se positivos.
“Houve meses em que as campanhas de e-mail representaram números próximos aos 10% do total de vendas da loja virtual.”
Com a adoção definitiva do Inbound marketing as ações se expandiram até mesmo para ebooks educacionais e blog, um verdadeiro complemento das informações dos seus produtos: desde como fazer a melhor escolha do produto, fazer a manutenção das carabinas, dicas de manuseio e até táticas para jogos. Tudo isso deu mais relevância, autoridade para a marca e criou mais proximidade e fidelização dos clientes.
Agregando estrutura ao crescimento do negócio
Todo o trabalho de que falei até agora foi se somando e deu resultados e a consequência foi um grande aumento de acessos à loja virtual, de vendas e de problemas.
Muitos acessos começam a deixar a navegação mais lenta e um site mais lento não é bem visto pelos clientes e consequentemente pelo Google. Aumentou-se então os recursos do servidor e isso funcionou até um certo ponto, mas chegou um momento que isto não foi mais suficiente, então era preciso agregar algo mais.
Foi o que fez a Loja da Carabina, além de um migrar para um servidor dedicado, também implementou a solução de CDN, que comprime as imagens do site em até 80% sem perdas de qualidade garante a entrega do conteúdo ao cliente do ponto mais próximo deste, onde ficam cacheados arquivos de imagens e HTML da loja online, aumentando a velocidade de navegação e reduzindo custos com a hospedagem. Falamos aqui com mais detalhes como funciona o CDN e os benefícios que ele pode trazer para o seu e-commerce.
A imagem abaixo corresponde redução no tempo de download do site.
Sempre alerta as necessidades do e-commerce
Ficar alerta as novidades do e-commerce não significa necessariamente agregar novas funcionalidades ou tecnologias na sua loja, mas estar atento ao que seu público quer e buscar atender as necessidades destes consumidores.
Falamos aqui de um e-commerce que está em constante evolução, que começou fazendo o mais simples e chegou ao mais complexo e refinado. Onde o importante não é fazer tudo, mas sim fazer bem feito aquilo com o que se compromete.