Possivelmente você não conheça a Loja da Carabina, mas se você tem uma loja virtual, deveria conhecer este case de sucesso de vendas do e-commerce brasileiro.
Vamos falar aqui de algumas estratégias adotadas: o que deu certo e o que não deu.

Acompanhar bem de perto sua loja virtual, isso é que vai fazer a grande diferença no seu negócio. Bem, talvez isso lhe soe óbvio, porém é muito comum o empresário, que já tem loja física, construir uma loja online para ganhar escala nas suas vendas sem o devido planejamento e dedicação. Isso acaba sendo determinante nos resultados de venda.

 

Investindo seu tempo para ter sucesso

Este é um investimento que você não pode deixar de fazer! Ou você cuida do seu negócio online ou tem uma pessoa capacitada e de confiança para isto. A Loja da Carabina sempre teve “o olho do dono” acompanhando os negócios de perto, além de, pelo menos, um assistente de e-commerce. Atualmente a empresa conta com uma pequena, mas organizada equipe para cuidar da sua loja virtual, sem falar nas agências especializadas em marketing e e-commerce.

 

Fazendo uma social

A Loja da Carabina é cliente da FastCompras desde 2009, de lá até aqui apareceram um grande número de soluções prontas e facilidades para as lojas virtuais. Novas agências surgiram, novas plataformas e muitas mudanças no algoritmo do Google. Mas uma das primeiras estratégias adotadas pela Loja da Carabina, é até hoje é uma das melhores para qualquer negócio, o link building.

“Não importa o que você faça, ter links de outros sites apontando para você é um grande diferencial. Quanto mais links e quanto mais os sites que apontam pra você forem relacionados ao seu negócio, melhor.”

É disto que trata o link building e foi assim que a Loja da Carabina começou a construir sua reputação. O próprio dono já participava de fóruns e grupos de discussões – quando o Facebook ainda não era popular no Brasil – tomando parte da conversa, dando opiniões e fazendo indicações de forma natural (isso é importante, ser natural, sem “forçar a barra”) e construindo links qualificados para o seu site.

 

Evoluindo para permanecer no mercado

Trazer links para o seu site de vendas é importante, mas foi importante também neste processo que os potenciais clientes, ao chegar no site da Loja da Carabina, encontrassem uma loja online bem construída e organizada.

Sou suspeito demais para falar disto, pois nesta época participei deste projeto como webdesigner nas etapas de arquitetura de informação (planejamento do esqueleto do site) e usabilidade. O importante é que sempre houve um diálogo com os representantes do site em busca de melhorias durante todo processo e após a publicação da loja virtual.

Desde 2009 houveram duas atualizações de layout para atender os novos padrões do e-commerce, sendo a segunda atualização a mais importante, onde o design da loja precisou se tornar responsivo, ou seja, adequar-se também a celulares e tablets. Hoje essa medida se mostra fundamental, pois cerca de 60% dos acessos vem de dispositivos móveis e 32% das vendas ocorrem diretamente nos celulares. Mais fundamental ainda foi fazer esta adaptação para mobile antes da grande maioria das lojas do e-commerce brasileiro, largar na frente sempre faz a diferença.

Loja virtual Loja da Carabina 2009

Loja da Carabina 2009. Amplie.

Loja virtual Loja da Carabina 2010

Loja da Carabina 2010. Amplie.

 

 

 

 

Mais benefícios na interação social

Se você for um participante ativo de um fórum ou grupo no Facebook, o mínimo que eu espero de você é que crie uma certa “amizade” com o pessoal ou que se torne uma referência entre os demais participantes.

Não é que eu ache que no final você deve marcar um happy hour ou um churrasco com seus novos amigos, mas é importante saber o máximo sobre eles, como gostam de pagar, se eles têm dificuldades nas lojas que costumam acessar, etc. Esse tipo de conhecimento vai ajudá-lo a direcionar seu trabalho, moldar sua loja e adequar tudo as necessidades do seu público-alvo.

 

SEO: é simples e tem que ser feito.

Este case já contei no artigo: Tráfego orgânico ou pago? Onde investir para trazer mais acesso a sua loja virtual.

Contudo vale reforçar esta ideia, de que a eles usavam no título dos seus produtos apenas a palavra “Carabina” e a simples troca para “Carabina de pressão” + características do produto fez toda a diferença nos resultados do Google e avançou para a primeira página do buscador.

Perceba que estamos falando de uma análise básica, mas que fez toda a diferença para este cliente.

 

O atirador vira alvo

Com certeza seu e-commerce lhe dá muito trabalho e talvez até dor de cabeça, aí você lê este artigo e fica achando que estou falando de um e-commerce perfeito, lhe parece isso?

Evidentemente que não é bem assim, a Loja da Carabina, como qualquer outro empreendedor precisa estar atento aos problemas que aparecem (e eles aparecem), e essa é a diferença: estar atento aos problemas e ter o apoio de quem os resolva.

Contudo eventualmente pode ocorrer algo de maior impacto e aí você precisa tomar uma decisão.

Foi uma situação desse tipo que ocorreu alguns anos atrás, onde uma grande fraude trouxe um certo desânimo para o antigo dono da Loja da Carabina.

Naquele momento o número de vendas ainda não era tão grande, mas garantia a vida saudável do e-commerce, porém esta fraude acabou com boa parte desta margem e tanto trabalho duro pareceu ter se escoado.

O desapontamento com este caso foi grande, o que acabou levando a Loja da Carabina a uma troca de gestão depois de uma dura lição ser aprendida na prática.

Novas tecnologias e procedimentos de segurança surgiram e desde então nada parecido voltou a ocorrer. Iniciou-se uma nova gestão e junto com ela começa uma nova etapa em termos de divulgação e operação da loja, como veremos a seguir.

 

Fortalecendo ações de marketing

Além da segurança da segurança do site havia mais coisas que precisavam evoluir.
Não bastava mais ficar apenas trocando banner, fazendo disparos aleatórios de e-mail marketing e participar de fóruns, outras ações mais profissionais precisavam ser incorporadas.

O e-mail marketing ganhou uma frequência mais regular e uma nova identidade, ganhando maior proximidade com seu público. Os resultados mostraram-se positivos.

“Houve meses em que as campanhas de e-mail representaram números próximos aos 10% do total de vendas da loja virtual.”

Com a adoção definitiva do Inbound marketing as ações se expandiram até mesmo para ebooks educacionais e blog, um verdadeiro complemento das informações dos seus produtos: desde como fazer a melhor escolha do produto, fazer a manutenção das carabinas, dicas de manuseio e até táticas para jogos. Tudo isso deu mais relevância, autoridade para a marca e criou mais proximidade e fidelização dos clientes.

 

Agregando estrutura ao crescimento do negócio

Todo o trabalho de que falei até agora foi se somando e deu resultados e a consequência foi um grande aumento de acessos à loja virtual, de vendas e de problemas.

Muitos acessos começam a deixar a navegação mais lenta e um site mais lento não é bem visto pelos clientes e consequentemente pelo Google. Aumentou-se então os recursos do servidor e isso funcionou até um certo ponto, mas chegou um momento que isto não foi mais suficiente, então era preciso agregar algo mais.

Foi o que fez a Loja da Carabina, além de um migrar para um servidor dedicado, também implementou a solução de CDN, que comprime as imagens do site em até 80% sem perdas de qualidade garante a entrega do conteúdo ao cliente do ponto mais próximo deste, onde ficam cacheados arquivos de imagens e HTML da loja online, aumentando a velocidade de navegação e reduzindo custos com a hospedagem. Falamos aqui com mais detalhes como funciona o CDN e os benefícios que ele pode trazer para o seu e-commerce.

A imagem abaixo corresponde redução no tempo de download do site.

Redução no tempo de download da Loja da Carabina.

Sempre alerta as necessidades do e-commerce

Ficar alerta as novidades do e-commerce não significa necessariamente agregar novas funcionalidades ou tecnologias na sua loja, mas estar atento ao que seu público quer e buscar atender as necessidades destes consumidores.

Falamos aqui de um e-commerce que está em constante evolução, que começou fazendo o mais simples e chegou ao mais complexo e refinado. Onde o importante não é fazer tudo, mas sim fazer bem feito aquilo com o que se compromete.

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