A Loja da Carabina é um case de sucesso de vendas do e-commerce brasileiro. Colocamos no ar a primeira versão da loja virtual em 2009 e seguimos juntos até hoje, acompanhando e participando das principais estratégias da empresa.

Vamos mostrar aqui de algumas destas estratégias adotadas, o que deu certo e o mesmo o que não deu.

Dedicar tempo e estar atentos aos menores detalhes da loja virtual, foi o que fez a diferença para a Loja da Carabina. Aqui veremos que, existem boas práticas do e-commerce que são comuns a todas as lojas online, mas também existe situações que só são vistas por quem está atento e envolvido no processo.

Investindo seu tempo para ter sucesso

A Loja da Carabina sempre teve “o olho do dono” acompanhando os negócios de perto, além de, pelo menos, um assistente de e-commerce. Atualmente a empresa conta com uma pequena, mas organizada equipe interna para cuidar da sua loja virtual e também agências especializadas em e-commerce e marketing.

Fazendo uma social para conquistar backlinks

A Loja da Carabina é cliente da FastCompras desde 2009, de lá até aqui apareceram um grande número de soluções prontas e facilidades para as lojas virtuais. Novas agências surgiram, novas plataformas e muitas mudanças no algoritmo do Google. Mas uma das primeiras estratégias adotadas pela Loja da Carabina, é até hoje é uma das melhores para qualquer negócio, o backlink.

“Não importa o que você faça, ter links de outros sites apontando para o seu é um grande diferencial. Isso mostra a sua autoridade”

É disto que trata os backlinks e foi assim que a Loja da Carabina começou a construir sua reputação. O próprio dono já participava de fóruns e grupos de discussões – quando o Facebook ainda não era popular no Brasil – tomando parte da conversa, dando opiniões e fazendo indicações de forma natural (isso é importante, ser natural, sem “forçar a barra”) e construindo links qualificados para o seu site.

Obviamente com o tempo a forma de obter backlinks mudou e com a popularidade da Loja da Carabina, ela passou a ser referenciada por outras pessoas e blogs.

Evoluindo para permanecer no mercado

Trazer links para o seu site de vendas é importante, mas foi importante também neste processo que os potenciais clientes, ao chegar no site da Loja da Carabina, encontrassem uma loja online bem construída e organizada.

Sou suspeito demais para falar disto, pois nesta época participei deste projeto como webdesigner nas etapas de arquitetura de informação (planejamento do esqueleto do site) e usabilidade. O importante é que sempre houve um diálogo com os representantes do site em busca de melhorias durante todo processo e após a publicação da loja virtual.

Desde 2009 houveram 3 atualizações de layout (a terceira é a que está no ar) para atender os novos padrões do e-commerce, sendo a segunda atualização a mais importante, onde o design da loja precisou se tornar responsivo, ou seja, adequar-se também a celulares e tablets.

Hoje essa medida se mostra fundamental, pois cerca de 78% dos mais de 288 mil acessos por mês, vem de dispositivos móveis e 32% das vendas ocorrem diretamente nos celulares.
Ao todo 65% das vendas ocorrem em celulares ou tablets.

Mais fundamental ainda foi fazer esta adaptação para mobile antes da grande maioria das lojas do e-commerce brasileiro, o que prova a atenção e pioneirismo com o e-commerce.

Loja virtual Loja da Carabina 2009

Loja da Carabina 2009. Amplie.

Loja virtual Loja da Carabina 2010

Loja da Carabina 2010. Amplie.

 

 

Melhorando o título dos produtos e das categorias

No artigo: Tráfego orgânico ou pago? Onde investir para trazer mais acesso a sua loja virtual, conto como ajudamos a colocar a Loja da Carabina nas primeiras posições do Google.

Inicialmente eles usavam no título dos seus produtos apenas a palavra “Carabina” e a simples troca para “Carabina de pressão” + características do produto. A mesma troca foi feita no nome das categorias.

Perceba que estamos falando de uma análise básica hoje e que está ao alcance de qualquer um que quiser melhorar o cadastro dos seus produtos.

O atirador virou o alvo

Com certeza seu e-commerce lhe dá muito trabalho e dor de cabeça, aí você lê este artigo e fica achando que estou falando de um e-commerce perfeito, lhe parece isso?

Evidentemente que não é bem assim, a Loja da Carabina, como qualquer outro empreendedor precisa estar atento aos problemas que aparecem (e eles aparecem), e essa é a diferença: estar atento aos problemas e ter o apoio de quem os resolva.

Foi uma situação desse tipo que ocorreu alguns anos atrás, onde uma grande fraude trouxe um certo desânimo para o antigo dono da Loja da Carabina.

Naquele momento o número de vendas ainda não era tão grande, mas garantia a vida saudável do e-commerce, porém esta fraude acabou com boa parte desta margem e tanto trabalho duro pareceu ter se escoado.

O desapontamento com este caso foi grande, o que acabou levando a Loja da Carabina a uma troca de gestão depois de uma dura lição, aprendida na prática.

Novas tecnologias e procedimentos de segurança surgiram e desde então nada parecido voltou a ocorrer. Iniciou-se uma nova gestão e junto com ela começa uma nova etapa em termos de divulgação e operação da loja, como veremos a seguir.

Fortalecendo ações de marketing

Além da segurança do site havia mais coisas que precisavam evoluir, não bastava mais ficar apenas trocando banner, fazendo disparos aleatórios de e-mail marketing e participar de fóruns, outras ações mais profissionais precisavam ser incorporadas.

Hoje, em 2022 (ano em que estou atualizando este artigo), todos estes procedimentos são óbvios, mas aqui ainda estamos falando de 2011.

O e-mail marketing ganhou uma frequência mais regular e uma nova identidade, ganhando maior proximidade com seu público. Os resultados mostraram-se positivos.

“Houve meses em que as campanhas de e-mail representaram números próximos aos 10% do total de vendas da loja virtual.”

Com a adoção definitiva do Inbound marketing as ações se expandiram até mesmo para e-books educacionais e também o blog da Loja da Carabina, verdadeiros complementos das informações dos seus produtos: desde como fazer a melhor escolha do produto, fazer a manutenção das carabinas, dicas de manuseio e até táticas para jogos.

Tudo isso deu mais relevância, autoridade para a marca e criou mais proximidade e fidelização dos clientes.

Agregando estrutura ao crescimento do negócio

Todo este somatório de esforços deu como resultado um grande aumento de acessos à loja virtual, aumento de vendas, mas também de problemas.

Muitos acessos começam a deixar a navegação mais lenta e um site mais lento não é bem visto pelos clientes e pelo Google.

A solução mais óbvia era aumentar os recursos do servidor e isso funcionou até um certo ponto, mas chegou um momento que isto não foi mais suficiente, então era preciso agregar algo mais.

Iniciamos então uma consultoria deste e-commerce para buscar soluções que realmente fizessem a diferença na operação da Loja da Carabina, até que chegamos a dois diagnósticos importantes:

  1. Migrar para um servidor dedicado, naturalmente não foi a primeira ação, porque custa financeiramente mais estar em um servidor dedicado, porém o crescimento deste e-commerce já exigia esta providência e rapidamente o investimento foi compensado.
  2. Também implementou a solução de CDN, que comprime as imagens do site em até 80% sem perdas de qualidade garante a entrega do conteúdo ao cliente do ponto mais próximo deste, onde ficam cacheados arquivos de imagens e HTML da loja online.Estas soluções técnicas do CDN aumentaram a velocidade de navegação e reduziram os custos com a hospedagem. Falamos aqui com mais detalhes como funciona o CDN e os benefícios que ele pode trazer para o seu e-commerce.

A imagem abaixo corresponde redução no tempo de download do site.

Redução no tempo de download da Loja da Carabina.

Sempre alerta as necessidades do e-commerce

Ficar alerta as novidades do e-commerce não significa necessariamente agregar novas funcionalidades ou tecnologias na sua loja virtual, mas estar atento ao que seu público quer e buscar atender as necessidades destes consumidores.

Falamos aqui de um e-commerce que está em constante evolução, que começou fazendo o mais simples e chegou ao mais complexo e refinado. Onde o importante não é fazer tudo, mas sim fazer bem feito aquilo com o que se compromete.

Atualmente, mesmo com o grande aumento da concorrência, a Loja da Carabina ainda está entre os primeiros resultados do Google para a busca por “carabina de pressão”.

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