Seu catálogo de produtos é seu melhor vendedor. Nesse artigo você entenderá que só cadastrar um produto na sua loja virtual não basta, é preciso acrescentar detalhes importantes para fazer a diferença frente a concorrência.

Copiar o conteúdo do fornecedor para usar nos cadastros dos produtos da sua loja virtual é uma prática comum, rápida e ineficiente

Quando duas ou mais páginas contém as mesmas informações, o Google entende isto como conteúdo duplicado e o valor da sua página no ranking do buscador será dividido com estes sites de mesmo conteúdo.

Explicando o que é conteúdo duplicado

“Mas o que devo fazer, inventar informações? Por que perder tempo tentando reinventar a roda se já tem tudo pronto?”

É exatamente este tipo de pergunta que pode impedir o crescimento do seu e-commerce, por isso é importante entender porquê otimizar o catálogo de produtos da sua loja virtual.

O passo seguinte é saber como criar este conteúdo, por isso estou deixando vários links, ao longo do artigo, que vão guiá-lo na criação de páginas vendedoras. Veja agora os benefícios que você pode ter otimizando suas páginas de produtos.

 

1. Resultados duradouros

Campanhas patrocinadas geram resultados enquanto você está pagando, um catálogo otimizado pode gerar resultados durantes meses ou anos, depois de concluída a otimização.

Sem um bom conteúdo, uma loja virtual tem muito mais dificuldade de trazer um bom tráfego orgânico, assim só restará anunciar seus produtos para obter acessos, no entanto as visitas cessarão assim que seu anúncio parar.

 

2. Redução drástica de investimento em anúncios

Quando uma loja online recém é publicada, investir em anúncios é um caminho necessário. A longo prazo o mais recomendável é casar as estratégias de campanhas patrocinadas e tráfego orgânico, quanto melhor ranqueada nos buscadores sua loja estiver, menos dinheiro você vai precisar gastar em anúncios.

Aprofundamos este assunto em outro artigo, entre aqui se quiser saber mais sobre tráfego orgânico x tráfego pago.

 

3. Maior duração média da sessão e menor taxa de rejeição

Ou para quem não está familiarizado com estas expressões, isto significa que, o visitante fica mais tempo no seu site e depois clica em alguma coisa em vez de ir embora.

Mas por que o tempo de permanência no site e a taxa de rejeição são tão importantes?

Sites de busca, como o Google, estão sempre pensando na melhor experiência do seu público, por isso buscam colocar nas primeiras posições os sites que os visitantes mais gostam. Mas como o Google sabe disso?

Como você já pode ter deduzido, o Google entende que quando as pessoas passam muito tempo dentro de um site, elas estão gostando do conteúdo. E quando navegam da página em que estão para outras do mesmo site, é porque gostaram a ponto de continuar com a experiência que encontrada.

 

4. Títulos completos e padronizados

Por que títulos completos ajudam?

  • Com mais palavras-chaves você terá mais chances de ser encontrado (o óbvio precisa ser dito);

  • Palavras-chaves (keywords) no título ajudam a aumentar a relevância nos buscadores. Por exemplo, imagine que você venda fogões: Se o seu potencial cliente digitar “fogão 4 bocas em inox” e o título do seu produto for “fogão 4 bocas brastemp”, o Google vai trazer ANTES, os fogões 4 bocas EM INOX, independente da marca, ou seja, você ficará muito pra trás nos resultados da pesquisa.

Por que títulos padronizados nos produtos ajudam?

Quando o título dos seus produtos segue uma lógica, seu visitante passa a entender melhor como encontrar as informações dentro do seu site. Padronize, mas evite ser “inovador” neste quesito e procure seguir o padrão dos principais e-commerces do mercado.

 

5. Descrições exclusivas e envolventes

No começo deste artigo falei sobre o problema tradicional de copiar e colar o conteúdo da concorrência ou do fornecedor. Afinal, para o seu resultado ser diferente o conteúdo também precisa ser.

Certamente é muito mais rápido e fácil copiar o conteúdo de algum lugar, diria até que, quando se tem muito trabalho e pouco tempo, este é um procedimento bem tentador😈, mas que em seguida vai cobrar o preço 😈💸 na falta de clientes visitando a sua loja online🕸.

Veja abaixo o exemplo de um mesmo produto em duas lojas distintas, em uma o título e a descrição estão otimizados na outra não.

Cadastramento de produtos otimizados em lojas virtuais

 

6. Maiores chances do seu produto vender

Falar de uma página otimizada de produto, é falar de uma página bem apresentada, envolvente e completa, é falar de uma página de produto vendedora.

Produtos com fotos ruins não cativam o cliente, descrições incompletas deixam dúvidas e fazem o visitante buscar respostas em outro lugar, títulos incompletos e desorganizados não induzem ao clique.

 

7. Uma única página bem otimizada virá a porta de entrada para todo o seu e-commerce

Otimize seus melhores produtos ou com os melhores preços, ou com os produtos mais requisitados do seu mercado. Se o seu novo visitante gostar do seu produto, é natural que ele pense que sua loja oferece outras boas opções.

E lembre-se: Você não precisa otimizar tudo de uma só vez!

 

Como você pode otimizar seu catálogo de produtos

Agora que você já entendeu a importância de otimizar seus produtos, a pergunta que fica é, como fazer isso?

Para produzir um conteúdo diferenciado, existem dois caminhos, ou você faz, ou alguém faz pra você, vejamos eles.

Produção interna

Defina alguém da sua equipe para a tarefa ou faça você mesmo. O responsável vai precisar de alguns conhecimentos técnicos para chegar no diferencial que exaltei até aqui.

Para facilitar o entendimento, farei aqui um passo a passo:

1) Descubra qual ou quais palavras vão trazer acesso para sua loja virtual;

2) Capriche na composição do título do seu produto;

3) Crie uma descrição original para seus produtos, neste link tem um artigo que escrevi sobre como você pode chegar a um resultado original;

4) Use imagens que tenham: boa resolução, dimensões que preencham toda a tela e que não sejam muito pesadas (é possível ter imagens leves e de qualidade);

5) Use imagens em meio ao texto, explico isso melhor no item imagens ambientadas, do artigo que está no link;

6) Sempre que possível, use vídeos;

7) Aqui um item mais avançado que não tem a ver com o cadastramento de produtos, mas que acaba sendo importante no nosso objetivo de manter o cliente dentro do nosso site, veja como está a navegabilidade da sua loja: como uma boa navegação pode melhorar os resultados do seu e-commerce.

 

Contratar serviço terceirizado

Sim, este é o momento do artigo em que digo que a FastCompras oferece este serviço 🙂 e se você quiser saber mais é só clicar em CADASTRAMENTO OTIMIZADO DE PRODUTO PARA LOJAS VIRTUAIS.

Considere bem qual o caso mais adequado para você. Quem tem um conhecimento ao menos médio de SEO e um número relativamente baixo de produtos, talvez o melhor caminho seja fazer este trabalho internamente.

Para quem possui um alto volume de produtos a serem otimizados ou não tem muito conhecimento em SEO, contratar mão-de-obra especializada pode ser o melhor caminho.

Quando se faz tudo internamente você precisa dos seguintes atributos:

Conhecimento + seu tempo ou tempo e salário de um funcionário + gestão do trabalho.

Ou seja, tem custo sim fazer internamente. 

Ao delegar este serviço para uma agência, você não precisa gerenciar este trabalho e não sobrecarrega sua equipe.

Um freelancer, que venha de uma indicação confiável, pode ser uma opção também.

 

Minha loja online será encontrada apenas através de tráfego orgânico?

Não, existem outros caminhos de divulgação, avalie como seu público se comporta quando quer encontrar seus produtos.

Na maioria dos casos o Google é o caminho mais indicado, mas outras mídias podem reforçar sua divulgação. Citarei aqui as digitais, deixando de lado mídias tradicionais, como rádio, TV, revistas e jornais, por exemplo.

  • Tráfego orgânico: sua página de produtos e/ou blog bem posicionados no Google;

     

  • Anúncios: Google ADS, Facebook ADS e comparadores de preços, como Google Shopping, Buscapé, Bondfaro, Zoom, Jácotei, etc;

     

  • Perfil no Instagram, Facebook ou Twitter: indicado para quem tem um perfil bombando, como o case da Sexy Vinte e Oito;

     

  • Marketplaces: visibilidade alta, margem de lucro baixa;

     

  • E-mail marketing: estratégia complementar, mas essencial. Indicado para quem já possui uma boa base de leads que compraram com você ou se cadastraram na sua newsletter;

     

  • Influenciadores digitais: pode ser uma boa estratégia, dependendo do seu produto e público.

     

Nós nunca paramos

Em tudo na vida moderna, nunca paramos de estudar, de nos aprimorar, de nos adaptar ou de evoluir. Quem fica parado por muito tempo acaba ficando para trás.

Sua loja virtual não é diferente, por isso você sempre deve aprimorá-la e divulgá-la. 

Adote uma estratégia de divulgação, melhorando seu cadastro de produtos não é tudo, mas é a base para voos mais altos.

Um grande abraço,
Fábio Steinert,
Marketing FastCompras

 

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