“Eu quero estar na primeira página do Google.” E quem não quer, não é verdade? Lojistas, donos de sites institucionais e até mesmos agências especializadas em SEO querem.
Para responder esta questão você precisará fazer uma breve análise do seu negócio. É preciso avaliar quanto tráfego você já tem, quem está concorrendo com você, quais são suas palavras-chaves, onde quer chegar e em quanto tempo. Ambos os investimentos têm suas vantagens e seus “poréns”, e é isso que vamos analisar a seguir.
Vantagens de investir em Adwords e Google Shopping
Aqui o retorno é imediato, uma vez ativada sua campanha no Google Adwords ou Shopping, você estará na primeira página do Google e só vai pagar se o seu anúncio for clicado, você poderá definir quanto está disposto a pagar por cada clique que receber.
Você não precisa ter um grande orçamento para começar a investir e aparecer nas buscas, mas saiba que o valor investido influencia muito na frequência com que você aparece nos resultados patrocinados e até mesmo se o seu anúncio aparecerá no topo ou no rodapé da busca.
O Google ainda considera outros fatores para ativar o seu anúncio, como qualidade e relevância. Sendo assim, o mais aconselhável, para quem não conhece estes serviços de link patrocinado e não tem muito tempo para estudá-los, é procurar ajuda de um especialista.
Vantagens de fazer SEO e buscar o tráfego orgânico
O resultado neste caso demora mais para aparecer, porém depois que você consegue uma boa indexação no Google os resultados podem permanecer por um bom tempo. Nos anúncios patrocinados quando você deixa de investir, os resultados param de aparecer na mesma hora.
A vantagem no entanto não é apenas essa, os resultados provenientes do tráfego orgânico são geralmente mais qualificados, isso significa dizer que os usuários vindos das buscas naturais permanecem mais tempo no site além de também ter uma taxa de rejeição menor.
Esse acesso mais qualificado pode refletir também na sua taxa de conversão, pois alguém que fica mais tempo no seu site provavelmente tem mais intenção de compra na sua loja virtual.
Faço SEO e já fiz campanhas pagas, como posso comparar meus resultados pagos e orgânicos?
Se você já fez alguma campanha no Adwords basta você ir acessar o seu Google Analytics e ir em Aquisição > Todo Tráfego > Canais.
Compare os números da sua loja não apenas nas linhas “Paid Search” e “Organic Search”, aproveite e veja também o tráfego vindo de outras origens, como redes sociais e acesso direto e confira a qualidade do seu acesso.
Abaixo temos um exemplo referente a um período que tivemos uma campanha paga em um cliente, perceba como a taxa de rejeição é menor nos resultados orgânicos e como o tempo de permanência na página é maior. A consequência é o aumento da conversão, que neste caso foi de 40%.
Você tem um produto diferenciado? Diga isso ao Google
O maior exemplo que podemos trazer é de outro cliente nosso, a Loja da Carabina, que tem entre os seus produtos carabinas para o tiro esportivo, contudo no nome do produto era usado “Carabina” + o modelo da mesma, ao alterar o nome destes produtos para “Carabina de pressão” os produtos com este termos passaram a ocupar a primeira página nos resultados de busca entre os 3 primeiros resultados orgânicos, onde antes não figuravam nas primeiras páginas.
Exemplificando na prática a modificação foi esta:
Carabina Dione Plus 5,5mm – Preta
Carabina de Pressão Rossi Dione Plus 5,5mm – Preta
Além desta modificação outras ações foram tomadas no sentido de reforçar o posicionamento do termo “carabina de pressão”, como trabalhar corretamente as categorias da loja virtual, por exemplo.
Posicionamento de Mercado
Um fator que pode lhe causar atraso em relação a sua escalada rumo a melhores posições nos buscadores é competir com quem não tem nada a ver com o seu negócio.
Por exemplo, quem vende “bancos” (relativo a cadeiras) precisa deixar claro que tipo de banco está vendendo. Se você digitar “bancos” no Google, os resultados serão equivalentes às instituições financeiras com 142 milhões de resultados. Agora se digitarmos “banco de madeira” o resultado muda completamente, é um outro mercado que aparece nas buscas muito menos competitivo com 571 mil resultados.
É verdade que 571 mil resultados ainda é muita competição, mas agora estamos competindo apenas com quem vende bancos de madeira, não mais com o Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú, entre tantas outras institucionais bancárias ou financeiras, nosso negócio passa a ser posicionado corretamente dentro do Google e assim torna-se mais relevante, apenas por adicionar “de madeira”, neste exemplo.
Concluímos então
Tudo dependerá de uma análise do seu negócio, por exemplo, se você começou a pouco tempo ou se seu nicho de mercado for muito concorrido, será mais difícil conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de busca, neste caso pode ser mais conveniente investir no Google Adwords ou Google Shopping.
Investir em tráfego orgânico é bem mais em conta a longo prazo, mas aqui você também investe em tempo e trabalho, principalmente no início, a diferença é que os resultados são mais duradouros e qualificados, chegar lá pode ser mais ou menos difícil, conforme as peculiaridades do seu ramo de atuação.
Investir em links patrocinados, independente da sua posição nos resultados naturais, pode ser considerado um bom reforço. Porém jamais deixe de investir no SEO da sua loja virtual e assim trazer o tráfego orgânico, ele dá base para seu negócio on-line, que eventualmente pode ser potencializado com campanhas pagas.