Hoje com 36 mil seguidores no Instagram e mais de 46 mil acessos à loja virtual só nos últimos 12 meses, a loja virtual da Sexy Vinte e Oito comemorou recentemente o seu segundo ano de operação.

Conseguir acessos é sempre o primeiro desafio de quem publica uma loja virtual e este primeiro desafio foi superado com preparação, estratégia e muito trabalho.

O que torna este case mais interessante é poder ver como aquelas teorias, que costumamos ler em centenas de artigos, foram colocadas em prática.

Para quem chegou ao quarto parágrafo e ainda não foi dar uma espiadinha, a loja online da Sexy Vinte e Oito possui uma linha diferenciada em lingerie sexy, moda praia e produtos de sex shop. Listas de casamento e chá de lingerie fazem parte da estratégia de venda e para isso o Instagram é parte fundamental da estratégia.

A preparação para abrir o e-commerce

Conversamos com Natália Frota, fundadora da Sexy Vinte e Oito e ela nos contou como foi a preparação para abrir a loja virtual:

Fizemos um mapeamento dos sites da concorrência e listamos as funcionalidades que gostaríamos que a nossa loja virtual tivesse (em um cenário realista e em um cenário ideal).

Lançamos a primeira versão do site em 28 de outubro de 2017, com a ideia de que as interações dos usuários seriam fundamentais para traçarmos as melhorias seguintes.

Só depois do lançamento que compreendemos melhor sobre a dinâmica de um negócio digital e passamos a estudar mais sobre SEO, marketing e tecnologia”, conta ela.

É importante destacar a importância de se preparar-se para abrir em e-commerce. A 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online, do Sebrae, revela que 27% dos e-commerces fecham por falta de planejamento e conhecimento.

Atraindo o público certo para vender à partir do Instagram

Se você não segue a Sexy Vinte e Oito no Instagram eu sugiro que comece, pois você poderá ver na prática, um pouco de como o número de seguidores foi escalado do zero à 36 mil em dois anos.

Instagram Sexy Vinte e Oito

Natália conta que faz pelo menos uma postagem por dia no Instagram, no feed e nos Stories e também que existe um grande cuidado com a qualidade do material publicado, utilizando fotos profissionais e diversificando as imagens. Vídeos também ajudam a enriquecer o conteúdo publicado.

Fazer publicações diárias exige esforço e também criatividade e por isso ela dá a dica:
Montagens de fotografias são uma opção para quem não tem novas fotos já que o engajamento costuma ser elevado.

Se você se interessa por buscar mais seguidores para o seu perfil no Instagram e costuma buscar conhecimento sobre o assunto, vai perceber que a maioria dos passos seguidos pela Sexy, são encontrados em muitos artigos pela internet, o que ocorre é que aqui estes passos são colocados rigorosamente em prática e isso é o que faz toda a diferença.

Abaixo um exemplo de uma ação recorrente, que possibilita que pessoas que não seguem a marca conheçam a Sexy Vinte e Oito. Repare como este tipo de postagem tende a ter um maior engajamento nos comentários.

Campanha no Instagram da Sexy Vinte e Oito para buscar seguidoras.

Podemos ver claramente que toda publicação tem um propósito. Não se trata apenas de publicar fotos de produtos aleatoriamente, mas criar um ciclo que leve os seus seguidores a contribuir com informações e também a trazer novos seguidores, no final todas as ações são analisadas.

Acompanhamento das estatísticas do Instagram Business. Horários mais adequados e fotografias mais curtidas são alguns dos parâmetros analisados para postagens mais efetivas. Local e sexo dos seguidores são variáveis que acompanhamos para ter ideia se estamos conseguindo captar o público certo para o nosso negócio”, revela Natália, sobre as práticas de interação com seu público.

Outro ponto importante para escalar o número de seguidores foi a contratação de uma ferramenta de automatização para captação orgânica de seguidores. Para quem não conhece esse tipo de ferramenta vale explicar um pouco mais, pois entendo que muitas pessoas podem não saber exatamente como elas funcionam, o que pode levar a conclusões equivocadas sobre este tema.

Um parênteses sobre ferramentas de automatização do Instagram

(Acredito que algumas pessoas possam ter algum preconceito com este tipo de ferramenta, como eu já tive, pois há, entre as boas ferramentas, outras que acabam buscando seguidores sem qualquer critério e de má qualidade, ou seja, sem qualquer relação com sua persona.

As boas ferramentas simplesmente fazem o trabalho que você faria manualmente, como seguir pessoas com interesse relacionado ao seu negócio e curtir postagens. A diferença é que esse trabalho passa a ser automatizado e é configurado por você. Além disso é possível agendar postagens e configurar boas-vindas para seus novos seguidores, além de ferramenta de análise de resultados entre outras funcionalidades.)

Feito o parênteses, vamos voltar a falar do nosso case.

Transformando seguidores em clientes

De nada adianta ter seguidores e não ter vendas na sua loja virtual, correto? Então, se você concorda, e não entendo porque não concordaria :), é preciso pensar em fazer dos seus seguidores, também seus clientes.

Publicações frequentes são fundamentais para quem pensa em escalar seus resultados, mas você não deve se limitar a esta ação. Por isso a Sexy Vinte e Oito também realiza um trabalho com com influenciadoras locais em ações diversificadas, fazendo sorteios, envio de peças para fotos e cupom de desconto para seguidoras.

Além disso, quem já é seguidora terá o momento de ser atraída para o perfil do Instagram e o momento para ser “seduzida” a converter na loja virtual. Abaixo temos um exemplo de duas publicações que ilustram bem o que estou dizendo.

Transformando seguidores em clientes no Instagram.

Outra possibilidade é usar ferramentas que sugerem a conversão a partir do Instagram. Sim, existem ferramentas que, associadas ao Instagram, mostram seu produto, como se você estivesse em uma loja virtual, veja na imagem abaixo o resultado para o usuário.

Integrando sua loja virtual com o Instagram.

No final você será levado para finalizar a venda na loja virtual. Aqui a Sexy está usando uma abordagem bem direta, não se trata apenas de exibir belos produtos, mas deixar claro que eles podem ser adquiridos, tendo o Instagram como porta de entrada.

Achando seu público-alvo com produtos diferenciados

Acredito que a esta altura não seja novidade que, para quem aposta nas redes sociais para auxiliar seu e-commerce, o Instagram tem se mostrado um dos principais caminhos. Contudo, existem produtos que parecem casar muito melhor com esta rede social do que outros.

Este é o caso dos produtos da Sexy Vinte e Oito, que faz no Instagram mais do que apenas largar postagens ao léu, fazendo de cada publicação uma oportunidade de realmente se comunicar com o seu público e criar mais proximidade e engajamento.

Neste processo, ter um produto diferenciado pode ser decisivo, Natália fala de todo o cuidado colocado na escolha dos seus produtos e desta forma tê-los como diferencial com relação a outras lojas online, que, teoricamente, seriam suas concorrentes:

Todos os nossos produtos são selecionados a partir dos critérios de qualidade, inovação e preço justo. Cada uma de nossas lingeries, por exemplo, tem seus diferenciais próprios, quase uma ‘personalidade’. Renda de alta qualidade, cores e estampas inovadoras, pedrarias e acessórios que complementam. Já os produtos de sex shop possuem embalagens elegantes e femininas, além de terem a sua eficácia garantida.

Se você quiser entender um pouco mais deste processo de escolha do produto, recomendo ler a apresentação feita na própria loja online da Sexy Vinte e Oito.

Quatorze Ações importantes que vimos aqui

  1. Faça um mapeamento da concorrência;
  2. Defina as funcionalidades necessárias da sua loja virtual, comece com o que puder;
  3. Interaja com seu público, assim você terá melhor base para definir os próximos passos e aumentar o engajamento, o que lhe ajudará a transformar seguidores em clientes;
  4. Estude SEO e marketing digital;
  5. Faça postagens todos os dias no feed e no stories do Instagram;
  6. Invista na qualidade do material divulgado, isto lhe dará maior credibilidade e maiores chances de atração de público;
  7. Montagens de fotografias são uma boa opção para quem não tem novas fotos;
  8. Use o Instagram para fazer pesquisas de opinião junto aos seus seguidores;
  9. Ações do tipo “marque aqui alguém que…” também é uma boa estratégia;
  10. Acompanhe as estatísticas do Instagram para entender se está captando o público correto;
  11. Utilize ferramentas de automatização do Instagram, apenas tenha cuidado na escolha;
  12. Converta seguidores em clientes: influenciadores locais é uma opção diferenciada;
  13. Integre ferramentas ao seu Instagram que deixam seus produtos com aspecto de vitrine, para uma abordagem mais direta;
  14. Se possível, tenha produtos diferenciados no seu catálogo e exiba estes diferenciais;

Tornando-se uma empresa omnichannel

A Sexy Vinte e Oito vai inaugurar em breve um novo espaço físico, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Muito mais que um showroom, será um ponto de encontro onde suas consumidoras poderão experimentar os produtos, organizar a lista do chá de lingerie e também fazer a coleta das compras online.

Natália ainda conta que o novo espaço será usado para explorar ainda mais as ferramentas online como os stories, vídeos dos produtos e do dia a dia da empresa.

Tornando-se uma empresa omnichannel

Ações conectadas para obter resultados de venda na loja virtual

O Instagram é o principal canal de comunicação da Sexy Vinte e Oito com o seu público e possibilita a captação de e-mails dos seguidores para trazer os leads para sua base, mas não é o único canal.

Blog e Whatsapp complementam as estratégias da empresa, que também marca presença em outras redes sociais, como Facebook e Pinterest.

Desta forma, todos estes canais online integrados, mais o novo escritório (físico), permitem classificar a Sexy Vinte e Oito como uma empresa omnichannel, reforçando a ideia de uma empresa que está conectada com suas consumidoras. Isto ajuda a aumentar ainda mais sua credibilidade e a força da marca no mercado.

Fica claro que, com a estratégia correta e comprometimento, as redes sociais podem ser grandes aliadas. Realizar vendas pela internet não é apenas esperar seu público achar sua loja online no Google, você é quem deve achar seu público e mostrar a ele tudo o que pode oferecer.

 

 

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