Escolher uma boa plataforma e conceber uma loja funcional e atraente é só o primeiro passo para obter sucesso com as vendas on-line.  Cumprida esta etapa de construção, vem a publicação e com ela uma nova etapa: Como trazer visitantes para o meu site? E Como faço para as minhas visitas se transformarem em vendas?

Se você fizer uma pesquisa rápida na internet, vai encontrar uma infinidade de artigos falando sobre como atrair visitantes e aumentar a conversão. Muitos artigos que leio por aí são muito bons, mas você deve ter cuidado com as conclusões que tira deles.

Quando um artigo promete dicas que vão aumentar sua conversão, pode parecer que basta aplicar aquelas recomendações e tudo vai simplesmente começar a acontecer facilmente. Bem, não é bem assim. Mas então 10, 20 ou 30 dicas podem de fato lhe ajudar? Seguramente que podem, mas sempre existe muito mais coisa envolvida, a verdade é que o bolo só pode crescer, se antes, você colocar a mão na massa.

O comércio eletrônico lhe dá a possibilidade de ganhar escala, ou seja, de vender muito mais do que você jamais conseguiria com sua loja física, mas isso requer esforço e dedicação, ou em outras palavras, muito “trabalho duro”.

Muitas vezes tanto esforço pode até não lhe dar o retorno que você sonha, mas é possível fazer sua loja online prosperar se houver de sua parte 3 coisas: estudo, planejamento e investimento.

 

Eu devo fazer mais investimento?

(Preciso fazer este parênteses, pois ouço muito coisas como: “eu já investi na minha loja virtual e agora não posso investir mais”, “preciso ter algum retorno antes de investir mais”, “pensei que fazendo uma loja já teria tudo que é necessário”.

A resposta é: sim, você deveria ter planejado um investimento em mídia para “startar” a sua loja. As pessoas precisam saber que sua loja virtual existe, e, diferentemente de uma loja física as pessoas não vão simplesmente passar pela frente dela e entrar, então é aconselhável que você destine uma verba mensal para fazer algum tipo de campanha online, pelo menos até você ter um fluxo maior de visitantes ou ter seu SEO melhor ajustado.

A questão é que muitos empreendedores não se dão conta que precisarão fazer este investimento depois de publicar sua loja virtual e a razão disso é que não colheram informações suficiente antes de entrar no e-commerce. Ainda existe o mito de que as vendas online vão ocorrer “naturalmente”, desde que você cadastre seus produtos corretamente e siga as orientação de SEO. Desta forma muitas outras coisas acabam sendo desconsideradas, até mesmo a própria concorrência.

Este é um tópico bem extenso e por isso não vou tratar disto aqui. Elaboramos um ebook para abordar melhor esta e outras questões que envolvem o e-commerce, que você pode baixar gratuitamente clicando na imagem abaixo. Por hora o que você deve saber sobre este tema é que o investimento pós-publicação do seu site de vendas precisa fazer parte do seu PLANEJAMENTO.)

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Como minha loja pode se destacar nas vendas on-line?

Bem, esta é a parte que muita gente não quer ouvir, mas se você quer e está interessado, já está muitos passos na frente da concorrência. O que você precisa é se preparar, planejar e trabalhar muito e de forma constante para obter resultados reais.  Com certeza todos nós já ouvimos isso muitas vezes, não é novidade, mas quando se trata de E-commerce muitos empresários não dão a mesma atenção que dedicam as lojas físicas, alguns, inconscientemente, acreditam que as vendas vão ocorrer naturalmente, e não vão.

Não raro, ouvimos um “não tenho tempo”, ou “não tenho quem faça pra mim”. É óbvio que estes empresários estão falando a verdade, mas “quem vai fazer, quando vai fazer e “como fazer”, são coisas que você precisa começar a ter em mente assim que sacramenta a decisão de vender pela internet, ou seja, antes mesmo de você contratar a agência que vai implementar sua loja online. Faz parte da rotina de algumas agências prestar este tipo de consultoria, que organiza a vida do cliente.

“Assim como você se prepara para abrir uma loja física, deve se preparar também para abrir uma loja on-line, mas quais devem ser os primeiros passos?”

 

Invista na sua própria educação

Se você é autodidata então, sinta-se à vontade para buscar muito conteúdo na internet abordando o E-commerce em todos os seus aspectos, desde a logística, passando por questões visuais e de usabilidade da sua loja e chegando até o momento da venda e pós-venda.  

Outra boa alternativa para buscar educação são os cursos de Gerente de E-commerce, estes cursos podem ser realizados de forma presencial ou on-line.  Isso não significa que você vá necessariamente exercer todas as funções de um gerente (logo falaremos sobre a figura do gerente), mas ter uma visão global de como funciona o mundo das vendas online, vai ajudá-lo a tomar melhores decisões.

 

Defina uma equipe de trabalho

Claro que o tamanho da sua equipe depende de vários fatores, mas em geral o ideal seria que você pudesse contar, no mínimo, com um Gerente de E-commerce e um Assistente.

O papel do Gerente é fundamental, já que ele estará encarregado de dar a sua loja virtual a atenção que você nem sempre pode dar. É o seu gerente quem vai avaliar e lhe relatar as necessidades da sua operação e do seu site de vendas, ajudando a fazer melhorias, divulgação e até mesmo a logística, conforme o perfil de profissional que você julgar mais adequado para o seu negócio, além disso ele é o encarregado de fazer a intermediação com sua Agência.

É verdade que na prática muitas vezes o Gerente acaba fazendo o trabalho “braçal”, como cadastramento de produtos, captura de pedidos entre outras tarefas, consideradas mais simples e rotineiras. Em um momento que as vendas ainda não tenham tomado corpo, pode-se operar desta maneira, mas, em geral, o Gerente de E-commerce é um profissional que deve estar à disposição para tarefas mais importantes da loja, buscando sempre soluções para melhorar o atendimento e aumentar as vendas.

 

Busque a orientação da Agência

Por mais que você esteja preparado para gerir seu negócio online, busque o know-how da sua Agência, vender pela internet não é exatamente uma receita de bolo.

Lembre-se que sua Agência, provavelmente, já passou por inúmeras situações com inúmeros clientes, além de ter conhecimento atualizado do mercado, por isso essa experiência pode fazer a diferença no seu negócio.

 

Dando os primeiros passos no e-commerce

Vimos então que a base de tudo é a informação, o saber por onde começar. É partir disto que você vai fazer o seu planejamento e vai direcionar o seu trabalho.

Pensando nisso elaboramos um ebook para ajudá-lo neste começo. Utilizamos uma linguagem mais simples possível, sem jargões de agências, afinal queremos ajudar quem está começando ou quem já começou e ainda não encontrou o caminho para aumentar as vendas, mas que quer mais para a sua loja virtual.

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