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Seja você dono de uma loja virtual, ou seja você gerente ou assistente de e-commerce, sabe bem como é importante otimizar seu tempo. E tanto faz o tamanho do seu e-commerce, se é uma empresa onde você é quem faz tudo ou se tem a felicidade de contar com uma equipe numerosa, a verdade é que não faz sentido você estar trabalhando com alta tecnologia e ter uma grande quantidade de serviço braçal, com tarefas repetitivas que ocupam, desnecessariamente, o seu tempo e o da sua equipe.

Vamos mostrar aqui como é possível trabalhar de forma mais fácil e rápida com o conteúdo já cadastrado na plataforma de e-commerce Magento.

Mesmo na sua versão padrão o Magento é uma plataforma muito completa, com funcionalidades por vezes desconhecidas ou mesmo pouco exploradas por administradores de lojas virtuais, mostraremos agora algumas destas funcionalidades que vão lhe ajudar no dia a dia, mas antes uma observação: O objetivo aqui não é fazer tutoriais completos, e sim mostrar o que é possível fazer à partir do Magento.

Realize operações em massa com funções nativas da loja Magento

 Alterando produtos em massa com a Plataforma Magento

1. Atualização de atributos de produtos

Com esta função você consegue atualizar atributos de vários produtos de uma só vez, mas por que isso pode ser útil?

  • Você pode, por exemplo, desabilitar ou habilitar vários produtos no site de só vez, através do campo Status;
  • Caso precise corrigir ou alterar algum texto que seja comum a vários produtos (embora descrições iguais não sejam recomendadas do ponto de vista do SEO), no campo Descrição;
  • Além disso você ainda pode alterar diversas outras informações como preço, fabricante, peso, etc, vale você mesmo conferir e explorar as opções disponíveis.

Para fazer esta atualização em massa você deve proceder da seguinte maneira:

  1. Vá no menu Catálogo > Gerenciar produtos;
  2. Selecione os produtos que deseja alterar;
  3. No campo Ações, selecione Atualizar atributos e em seguida clique em Enviar;
  4. Para alterar um atributo você deverá marcar a caixinha que fica do lado direito do campo e aí sim pode alterar o conteúdo do atributo.

* Lembre-se: Todos os produtos que estão sendo editados passarão a ter a mesma informação após você clicar em SALVAR.

 

2. Regras de preço

Para reduzir ou ampliar o preço de vários produtos temporariamente (como um desconto em massa) é possível criar uma regra em Promoções > Regras de preços, não sendo necessário editar os produtos um a um.

3. Duplicar produto

Esta aqui você provavelmente deve conhecer, mas melhor pecar pelo excesso do que pela falta, por isso listo aqui também.
Se você possui produtos que são muito parecidos, onde poucas informações mudam, vai fazer outro cadastro do zero?
Eu também não faria, por isso é só entrar nos detalhes do produto que quer duplicar, lá você encontra o nosso querido botão Duplicar.

Categorias da Plataforma Magento4. Adicionando ou removendo produtos em uma categoria

Essa dica também pode parecer óbvia como a anterior, mas é mais comum do que se imagina encontrar pessoas que desconhecem esta função. Realmente não estou chutando essa informação, trabalhei muito tempo com atendimento e sei que esta é uma função desconhecida de muitos clientes.

Então vamos logo a ela, pois não gostaria de saber que você criou uma nova categoria na sua loja e entrou produto por produto para abastecê-la.

  1. Vá em Catálogo > Categorias;
  2. Selecione a categoria desejada;
  3. Na tela que segue existe uma aba chamada Produtos da Categoria, clique nela, por favor;
  4. Ao abrir esta aba vão aparecer os produtos que já estão inclusos na categoria, se a categoria é nova nenhum produto vai aparecer. Então a primeira coisa a fazer é clicar no botão Limpar Filtros para que todos os produtos apareçam.
  5. Marque ou deixe marcado apenas os produtos que você quer dentro da categoria e salve.

Vamos a um exemplo prático:
Digamos que eu venda bebidas e minha loja tenha mais de 2000 produtos, então resolvo criar uma categoria chamada “Cervejas Promocionais”. Mesmo com o procedimento acima, ainda assim é um grande trabalho percorrer todos os produtos e ir marcando um a um e a coisa piora mais, pois entre as cervejas terei vinhos, espumantes, Vodka, Licor, etc. Neste caso posso ir no campo Nome, digitar “Cerveja” e clicar em Filtrar, apenas produtos que têm a palavra “Cerveja” campo Nome vão aparecer. Eu ainda posso filtrar por faixa de preço. Ufa, bem mais fácil!

5. Termos de pesquisaBusca Plataforma Magento

Para que os clientes da sua loja virtual encontrem os produtos que desejam mais facilmente, é possível adicionar sinônimos, termos semelhantes e redirecionamentos para as palavras pesquisadas.
Para isso acesse Catálogo > Termos de pesquisa e na tela que abre clique em Criar Termo de Pesquisa.


Mas quais realmente são as utilidades desta função?

Busca por termos semelhantes
Este sistema é muito útil se o seu site não possui uma busca por termos semelhantes implementada ou mesmo se possui uma que ainda não está amplamente desenvolvida, pois como é sabido, a busca do seu site é ponto importante para o seu cliente encontrar o que procura e assim converter a venda.

Termos com erro de ortografia
Opa, como assim!? O sistema vai exibir uma palavra errada na minha loja?
Não, mas o usuário pode digitar uma palavra incorreta no seu site, ele pode digitar “noltebook” em vez de “notebook”, por exemplo, mas se isso ocorrer o sistema (já configurado por você) vai automaticamente mandar o cliente para a pesquisa correta. Cuidado apenas com palavras no singular ou no plural, pois essa distinção é feita pelo admin do Magento.

Acompanhe o que os clientes mais estão procurando na loja
Isso vai ajudá-lo a entender o comportamento do seu cliente no site e desta forma apresentar melhor o seu conteúdo.

Talvez de fato essa ferramenta não otimize seu tempo, e sim o do seu cliente, pois é uma forma rápida de resolver alguma questão relacionada a sua busca e que esteja atrapalhando suas vendas. Rapidamente você pode desenvolver termos de 8 ou 10 produtos, muito mais rápido do que cotar e implantar uma busca de termos semelhante, além de não ter custo.

Módulos para Magento

Outra grande vantagem da plataforma Magento são os inúmeros módulos desenvolvidos para ela, por ser a plataforma mais utilizada do mundo, com código aberto, é mais fácil encontrar módulos confiáveis para quase todos os tipos de situações e, até muitas vezes, gratuitos. Aqui vamos dar o exemplo de um módulo:

Extended Product Grid with Editor

Permite inserir qualquer atributo e editá-lo diretamente na grade de produtos, ou seja, não é necessário entrar nos detalhes de produto por produto, facilitando inclusive o gerenciamento de estoque.

Edição de produtos no Magento na grade

Este módulo foi instalado a pedido de um cliente da FastCompras, é um módulo pago, então já o conhecia há algum tempo. Em meio a algumas pesquisas recentes achei um módulo com a mesma finalidade, porém gratuito, é o Enhanced Admin Grids (+ Editor), neste caso devemos comparar as funcionalidades e o suporte oferecido por cada um para definir a opção que melhor atende suas necessidades.

Integração ERP

Se você possui um sistema de gestão dos produtos da sua loja física (ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Empresarial), é seu dever integrá-lo com sua loja virtual. Com esta integração você gerencia informações como nome do produto, descrição, estoque entre outros itens apenas pelo ERP da sua loja física, evitando assim o trabalho de fazer alterações em dois locais (no ERP e no admin do site). Por exemplo, se você vende um produto pela sua loja virtual o estoque tem baixa tanto no administrador do Magento quanto no ERP da sua loja física.

Se você tem tempo sobrando para as funções da sua loja, então talvez você não esteja vendendo o suficiente, e se não tem tempo, mas mesmo assim o lucro não é o que você espera, então talvez esteja fazendo da forma mais trabalhosa.

Então busque ganhar tempo para coisas mais importantes, e o que pode ser mais importante do que buscar formas de atrair mais clientes para sua loja virtual? Avaliar a concorrência e traçar estratégias para aumentar seu ticket médio? Mais automatização significa mais tempo para planejamento e o bom planejamento gera bons resultados.

E para finalizar, já que estamos falando em ganhar tempo, me desculpem pelo longo artigo, mas sinceramente não acredito em soluções mágicas em apenas três parágrafos. Espero que este artigo tenha sido útil, qualquer dúvida deixe um comentário abaixo.

 

 

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