Muita gente que possui um e-commerce pensa em como melhorar as vendas usando as datas comemorativas durante o ano. Algumas delas acabam optando por fazer um banner faltando uma semana para “o grande dia”, muitas vezes por falta de planejamento, outras vezes por falta de opções, e acabam por perder valiosas vendas nas épocas que tendem a serem as
mais rentáveis.
Pensando nisso, Felipe Martins, do Blog do E-commerce, elaborou um apanhado de pequenas dicas para que o lojista possa tirar melhor proveito destas datas, e trazemos essas dicas que poderão ser de grande ajuda na hora de promover seu e-commerce:

  1. Planeje com antecedência

    É indispensável que o planejamento da campanha seja feita com tempo hábil para que o lojista consiga testar todas as vertentes de sua estratégia, bem como o consumidor em potencial receba as ofertas no período mais propício para as negociações. Além disso, é preciso ter em mente que o processo logístico em datas comemorativas no e-commerce deve ser trabalhado com prazos eficazes.
    Comentário Fastcompras:
    “ Este talvez seja o item mais importante das dicas, e não se aplica apenas para datas comemorativas, mas para qualquer campanha ou promoção a ser realizada no site. Além de o tempo reduzido para o desenvolvimento, uma campanha pensada as pressas, não terá uma divulgação tão boa quanto poderia ser além de complicar na medição da eficácia do trabalho realizado ”.

  2. Entre em contato com o consumidor

    Mostre ao seu potencial cliente que sua loja virtual está se preparando para a chegada da data comemorativa. Isso pode ser feito através do envio de e-mail marketing, divulgação em mídias sociais, campanhas de SEO e SEM, etc;

  3. Fique de olho na segmentação

    Cada data comemorativa tem um público específico. Dia das Mães e Pais, normalmente são os filhos e netos que são alvos da campanha, pois compram mais; Dia das Crianças, o foco está nos clientes que possuem filhos; e assim por diante. Nesse sentido, é importante ter informações que caracterizem o perfil de seu cliente. Conheça-os e seu planejamento de campanha será muito mais efetivo;

  4. Trabalhe interação, respeito e individualidade

    Mais do que simplesmente vender em datas comemorativas, é interessante enviar ao consumidor virtual, informativos e cartões comemorativos parabenizando os devidos envolvidos com a data; valendo-se da individualização e personalização. Isso agrega valor à sua loja virtual e demonstra consideração;

  5. Incentive o compartilhamento

    Uma das maneiras mais simples de ampliar a divulgação de sua loja é fazer com que seus clientes compartilhem as informações. Nesse sentido, pense no desenvolvimento de técnicas que motivem seu e-consumidor a compartilhar e-mails recebidos, promoções, condições, etc;

  6. Cuide do retorno

    A cada campanha, é preciso mensurar os resultados. Dessa forma, é possível saber o que deu retorno às ações, quais ferramentas precisam ser melhoradas para um resultado mais eficaz e quais recursos podem ser aproveitados nas próximas datas comemorativas. Por isso, fique atento ao estudar seus retornos.
    Essas seis dicas, tem o intuito de auxiliar o lojista a melhorar o aproveitamento do seu e-commerce em datas chave para o comércio, e a sua aplicação pode trazer resultados melhores do que o esperado. Como dito na matéria escrita por Felipe Martins, “O e-commerce se estabelece com maior faturamento em cinco datas principais: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal; mas além das tradicionais, nada impede sua loja de desenvolver promoções e divulgações para outras datas como o Dia do Cliente, por exemplo;”.

Portanto, pode valer a pena estudar o calendário de datas comemorativas, estabelecer datas cruciais para criações de campanhas e planejar para que estas tenham aproveitamento que possa melhorar os resultados de suas vendas.

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