Para começar, devemos perguntar quem ou o que define o que é um conteúdo de qualidae?

Um bom começo é entrar no seu Google Analytics e observar o seguinte:

  • Quais páginas da sua loja online têm mais acesso?
  • E quais páginas têm menos acessos?
  • Quanto tempo as pessoas permanecem na sua página?

Se o tempo de permanência dos seus clientes em seu site está baixo é porque o conteúdo é escasso, desinteressante ou não está ajudando o visitante.

Com as métricas de acesso e permanência ruins, é a indicação de que é preciso melhorar o conteúdo das suas páginas, para trazer mais clientes e fazê-los ficar mais tempo lá.

1. Nome do Produto

Faça uma pesquisa e identifique as palavras que os consumidores utilizam para encontrar o produto e usá-las como título do seu produto. Algumas ferramentas podem ajudá-lo neste processo.

a) Google ADS: não é necessário criar uma campanha para usar o Google ADS, você poderá acessá-lo se tiver uma conta Google.
Após acessar a ferramenta vá em Ferramentas e Configurações > Planejador de Palavra-chave > Descobrir novas palavras.

Daí pra diante a ferramenta fica bem intuitiva e vai te trazer muitas palavras-chaves (Keywords) valiosas, bem como seu volume mensal de buscas.

O nome do produto deve trazer informações relevantes para os usuários como cores, capacidade, etc, quando for o caso.

Por exemplo:

  • Jogo de Panelas SuperFast Linha Nova em Aço Inox com Fundo Triplo e Cabos e Alças de Baquelite 3 Peças
  • Smartphone FastPhone F03 Core 32GB 4G Wi-Fi Tela 6.5” Dual Chip 2GB RAM Câmera 8MP + Selfie 5MP – Preto

OBS.: a FastCompras não vende panelas, nem celulares, os produtos acima são apenas exemplos.

Como o nome do produto, na maioria dos casos, é o título da página, este nome que irá aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

A principal palavra-chave principal deve ficar início, os buscadores dão mais importância para as palavras que ficam mais próximas do início no título e na URL.

2. Reforce a palavra-chave, com parcimônia

Mantenha o foco no produto principal da página, repetindo a palavra-chave, mas sem “forçar a barra”. Exageros podem ser punidos pelo Google.

Além disso, a repetição de uma palavra pode tornar o conteúdo cansativo para quem o lê, isso pode lhe custar seus visitantes.

3. Use sinônimos

Procure saber se o produto anunciado não é conhecido por outros nomes, por exemplo, “chave de aperto” também é conhecida como “chave de boca”. O Google ADS também possui uma ferramenta que mostra as palavras mais buscadas e seus sinônimos.

Considere regionalizações, por exemplo, o serviço de “tapeçaria e estofaria de veículos”, como encontramos no Rio Grande do Sul, é conhecido como “capotaria”, no Rio de Janeiro.

4. Faça conteúdo original

A melhor coisa que você pode fazer para otimizar cada página de produto é criar uma descrição única, utilizando o material fornecido pelos fabricantes apenas para complementar esta descrição

Acesse o nosso artigo que ensina em detalhes como criar descrições originais para e-commerce.

5. Resultados Positivos com expressões específicas

Palavras-chaves podem ser específicas ou genéricas, por exemplo, podemos dizer que “celular” é uma palavra-chave genérica e “celular com android” específica.

Quanto mais específica for sua palavra-chave, maior a chance de você ser encontrado nas primeiras posições, já que com palavras mais específicas você terá menos concorrentes.

Tenho muitos produtos no meu e-commerce, como devo começar a otimizar?

Se você tem milhares de produtos no seu e-commerce, não desanime, faça um levantamento e veja quais os produtos principais.

Alguns critérios podem ser, os produtos com mais acessos, mas pouco de permanência na página e os produtos com maior ticket médio.

Inicie por eles e crie metas mensais de otimização de produtos, criando conteúdos únicos para cada produto comercializado em sua loja virtual.

É interessante contratar uma consultoria para ajudar a desenvolver este trabalho e criar uma estratégia de como otimizar e o que otimizar, definindo as metas e mensurando os resultados.

Para uma otimização completa da página de produto, existem outras coisas que podem ser feitas, listei aqui as que considero importantes e que podem fazer uma grande diferença nas suas vendas, mas este trabalho não é rápido e o resultado será visto em médio e longo prazo.

 

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