Nos últimos anos o termo “e-commerce” cresceu em grande escala, acompanhando este crescimento inúmeros
mercados tem surgido podendo oferecer seus serviços e/ou produtos na rede mundial.

Para que o sucesso da loja virtual se torne possível o planejamento é um principio que deve ser praticado e aplicado, é fundamental o desenvolvimento de uma plataforma técnica, objetiva e pautada na realidade organizacional. Um erro cometido com frequência é a falta de gerenciamento de estoque, logística e pós venda que muitos deixam para resolver depois, visando somente a venda propriamente dita.

Para o fundador do Reclame Aqui, Maurício Vargas, um dos grandes problemas do e-commerce brasileiro é a má gestão de pós-venda, focados apenas na venda e deixando a verba para pós-venda em segundo plano.

Quando associamos estrutura de venda/pós-venda e atendimento efetivo encontramos  o segredo de um e-commerce bem planejado. Organizando a simetria entre setores, fica mais fácil de atingir de prospecção de clientes para que se tornem vendedores indiretos dos produtos e/ou serviços oferecidos pela organização.
No ano de 2011 estima-se que o setor tenha crescimento de 29% e 30% sobre 2010. Maurício Vargas acredita que estes resultados são um reflexo dos consumidores “ acanhados” (o crescimento avaliado era de 40%). Sendo assim deixamos uma dica, um e-commerce planejado é essencial.

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