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Datas comerciais, como Dia das mães e o Dia das Crianças, são sempre muito aguardadas pelos varejistas, e quando bem promovidas e exploradas, tendem a se transformar e grandes épocas de lucratividade. No Brasil, o e-commerce vem crescendo exponencialmente a cada ano, porém o brasileiro tem sempre aquela fama de deixar tudo para a última hora, e aí que mora o grande inimigo do comércio eletrônico contra as datas comemorativas: as entregas.

Surge então um impasse, que irá requerer um pouco de planejamento para ser solucionado: como incentivar o cliente a planejar as compras de datas específicas, para que estas cheguem a tempo nos seus destinos, e ajudem a alavancar as vendas e a fidelizar o cliente?
A melhor resposta para isso é, marketing.
Ok redator! Agora me diga algo que eu ainda não saiba.
Na verdade, não vai ser nenhuma novidade, mas uma constatação. O grande problema das ações de marketing, é o tempo de suas aplicações, geralmente insuficientes, e em muitos casos, o tempo de desenvolvimento dessas ações, que acabam comprometendo sua qualidade e seus resultados.

Como agência especializada em e-commerce, convivemos diariamente com solicitações de criação de campanhas, e a grande maioria delas, criadas em curtos espaços de tempo, para ficarem ativas em espaços de tempo menores ainda, e o resultado dessa equação, nem sempre é o que o lojista espera.
Ações de marketing são desenvolvidas a partir de idéias feitas para conquistar o público-alvo de um determinado segmento, e essas idéias demandam algum tempo para serem bem trabalhadas. Portanto, se você quer que seu e-commerce não seja apenas mais um na internet, que seu site fuja do óbvio e que suas ações de marketing tenham resultado real, seu setor de marketing, seja ele no formato que for, próprio, terceirizado ou agência, precisará de tempo para avaliar as tendências e desenvolver as peças. Newsletters, tematização do site, ações em redes sociais, etc, quanto mais tempo elas estiverem sob a vista do seu cliente, mais efetivas serão suas conversões.

Mas como planejar uma boa ação de marketing?
Primeiramente, estabelecemos as datas que trazem mais retorno, por exemplo: 26 de julho, Dia dos Avós, é uma data comercial com fluxo não tão grande, portanto, uma ação de 7 a 15 dias pode ser suficiente para gerar um resultado agradável às vendas, diferente do Dia das Mães, onde tem-se um fluxo naturalmente elevado de vendas e que podem gerar atrasos, em entregas por correios e transportadoras, desta forma se faz interessante, a aplicação de uma ação com prazo maior , entre 20 e 30 dias.

Certo, então, eu quero uma ação de 30 dias para o Dia das Mães, vou pedir pro marketing criar a campanha no dia anterior a essa data, afinal trabalhar sob pressão é melhor!

Bom, é comprovado que a qualidade de uma campanha é diretamente proporcional ao seu tempo de desenvolvimento, e sinceramente, qual resultado você espera alcançar com uma campanha longa, mas que não foi suficientemente pensada para o seu público alvo?

Em condições ideais, o setor de marketing de uma empresa, deve ter pelo menos metade do tempo que uma campanha vai ficar no ar para desenvolvê-la, no caso, uma campanha de 30 dias, é ideal que tenha pelo menos 15 para ser criada.

Parece complicado se lembrar de tantas datas, com tanta antecedência e ainda ter que programar quando vai encaminhar suas campanhas e ações.
Por isso a FastCompras disponibiliza para você, o CALENDÁRIO COMERCIAL DE 2014, com as principais datas comerciais e as datas ideais para começar a pensar nas ações. É só clicar no link seguinte, e baixar o seu, que pode ser inclusive utilizado como wallpaper. Além de estarmos a disposição para lhe ajudar a desenvolver a sua campanha!

Só cabe a você agora, escolha as datas que mais condizem com seu público alvo, providencie suas campanhas e turbine suas vendas no ano de 2014, como diz o velho provérbio, você está com a faca e o queijo na mão!
E lembre-se, que se o marketing do seu serviço for realizado por uma agência terceirizada, a sua empresa não será a única a solicitar campanhas, portanto antecipe-se e ganhe em qualidade, resultados e efetividade nas suas campanhas.

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