Com a loja online de facas personalizadas, a Tramontina passa a posicionar um dos seus importantes produtos no e-commerce de nicho. Uma estratégia que permite uma relação mais próxima com seu público, algo muito buscado hoje em dia, e também passa a ter todos os benefícios de vender um produto exclusivo.

 

Vendendo exclusividade com qualidade

Produtos com textos personalizados obviamente não são uma novidade no mercado, tanto no comércio físico quanto online. Estes, vão desde pequenos brindes como canetas, canecas e taças, até camisetas do seu clube de futebol, bolsas, tênis, etc.

O diferencial das Facas Personalizadas da Tramontina, é a alta qualidade do produto que está à disposição do consumidor, para gravar um nome ou mensagem. É esta combinação de exclusividade com qualidade que ajuda a definir qual público tem tendência a comprar na loja virtual de Facas.

 

Montando o perfil do seu consumidor

Um produto com texto personalizável é certamente uma boa pedida para presentear alguém, e são muitas as opções, como mostro em alguns que exemplos peguei “emprestado” da internet:

  • Para conquistar: “Eu beijo melhor que cozinho”;
  • Para fazer uma média: “Melhor churrasco é do Sogrão”;
  • Usando com a expressão da moda: “Keep Calm e deixa que eu asso”.

Faca personalizada "Keep Calm e deixa que eu asso"

Lembrando que uma boa opção é sempre usar o nome da pessoa a quem se vai presentear.

Note que já temos algumas informações muito valiosas sobre o público potencial deste case:

  1. Buscam por produtos de alta qualidade;
  2. Querem algo customizável;
  3. Gostam da marca;
  4. Boa chance do produto ser para presentear.

Estas informações ainda serão completadas, seja por softwares de análises de dados, como o Google Analytics, no caso de quem já possuiu um site ou loja virtual. Mas para quem tem apenas a loja física ainda, vale contar com a experiência de quem está sempre em contato com o cliente.

Uma vez montado o perfil corretamente fica mais fácil montar ações de marketing com melhores taxas de retorno, pois você estará mostrando seu produto para quem tem mais chances de se interessar por ele.

 

Análise de Público VS Briefing

A forma como buscamos aprender mais sobre o comércio eletrônico pode ser muito mais interessante e fácil se começarmos olhando para a ponta final deste processo: o consumidor.

Não vou construir um site para uma necessidade que não existe ou ser mais um a ofertar algum produto que já seja altamente concorrido no mercado. Preciso antes de qualquer outra ação, traçar uma estratégia e isso inclui mapear o meu público para saber o que ele quer ou precisa.

Se você já fez uma loja virtual ou mesmo um site institucional simples, já deve ter passado pela etapa de briefing. No briefing várias questões para “startar” o projeto são levantadas, incluindo aí o perfil do cliente. Em muitos casos este perfil vai determinar o visual da loja, não necessariamente sua estratégia ou posicionamento no mercado.

No caso de você buscar atender determinado nicho de mercado, talvez você precise de uma avaliação mais aprofundada do seu público.

Isto pode aumentar o tempo do seu projeto e evidentemente o custo. Cabe a você determinar a importância ou não de fazer.

No comércio online o que faz a diferença para uma venda pode ser um pequeno detalhe, por isso considere sempre planejar o máximo de detalhes que puder, isto pode ser a diferença entre “tentar a sorte” ou ser um empreendedor de sucesso também na internet.

“Então conheça seu público e seu mercado de atuação, assim você identificará necessidades e oportunidades.”

 

Conclusões e vantagens do e-commerce de nicho

Muito do que vimos no e-commerce de Facas da Tramontina pode ser aplicado para qualquer negócio, independente do tamanho. (Preciso dizer isso, pois você talvez possa pensar que “para a Tramontina é fácil” e que, para você não dará certo.)

Ok, eles têm uma boa vantagem, evidentemente que o nome, Tramontina, ajuda muito, mas mesmo uma grande empresa pode não obter sucesso se não aplicar a estratégia correta, da mesma forma que uma pequena empresa pode obter sucesso desta forma.

Podemos resumir os benefícios do e-commerce de nicho que vimos até aqui assim:
  • Maior facilidade para descobrir o público-alvo e trabalhar campanhas;
  • Maior proximidade com seu cliente, conhecimento das suas necessidades e maior facilidade de fidelização;
  • Com um público melhor identificado você pode ser mais específico nas suas campanhas de marketing. Quando se trabalha com um público muito amplo você precisa sempre pensar que está enviando uma campanha para todo tipo de pessoa e por isso, talvez deva ser mais comedido nas suas ações, mais genérico. Quando se tem maior conhecimento do seu público, você pode ousar mais nas suas campanhas para gerar maior impacto e conversões;
  • Maior facilidade para trabalhar as palavras-chaves que vão trazer acesso para sua loja online;
  • Você se posiciona como especialista, isto é bom pra você perante seu cliente e perante o Google.

O e-commerce de nicho pode ser um bom caminho a se seguir, apenas certifique-se de que o nicho que qual pretende entrar já não está saturado e se você tem algum diferencial competitivo. Lembre-se: você não precisa ser o número um, mas pode e deve conquistar sua fatia do mercado.

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