Trabalhar o SEO não é tarefa simples e demanda dedicação e conhecimento de produtos e serviços. Errar na elaboração desse procedimento é comum, e o consultor de e-commerce Alberto Valle, através de uma matéria publicada em  seu blog tentou sintetizar, alguns dos principais erros encontrados em SEO para e-commerce.


Falta de otimização da arquitetura da informação

A estrutura de uma loja virtual, com departamentos e tags de produtos, permite um alto nível de organização de um site. Não utilizar o potencial de otimização dessa estrutura é um dos erros mais comuns no SEO.


URLs amigáveis

A URL é justamente o que o usuário vai visualizar quando fizer uma busca, e é a primeira informação que um buscador vai ler para trazer o conteúdo solicitado. Portanto quanto mais bem descrita estiver uma URL , melhor será a colocação do seu e-commerce no resultado de pesquisas.

Uma URL amigável é apresentada com palavras-chave na estrutura:

  • Formatação de uma URL não amigável – http://www.lojavirtual.com.br/product/?itennum556.php
  • Formatação de uma URL amigável – http://www.lojavirtual.com.br/setor/subsetor/tenis-marca-tal-modelo-tal

Esse fator é extremamente importante na hora de criação de um e-commerce, e deve ser determinante na hora da escolha da plataforma da sua loja virtual, quanto mais recursos de SEO melhor.


Títulos Duplicados

O título da página, inserido no código do site, tem relevância altíssima na otimização de uma loja virtual. Cada página da sua loja virtual deve ter um título único e exclusivo para que possa ser bem localizado pelos buscadores.

Duplicidade de informações na tag de título, é passível inclusive de penalizações por instituições como o Google. Que podem variar de um simples decaimento do seu rankeamento , até mesmo o banimento total do site das listas de resultado. Confira constantemente na Central Para Webmasters do Google a incidência de títulos duplicados e resolva o problema o mais rápido possível, mesmo que para isso tenha que ser retirada a indexação da página.


Produtos com descrição copiada

Provavelmente o mais grave dos erros de SEO para o e-commerce. Duplicidade de conteúdo é altamente descriminada pelo Google, portanto, copiar de uma outra loja virtual, a descrição de um produto seu , é muito arriscado, pode trazer sérias consequências  como as que mencionamos no item anterior.


Falta de otimização onpage das descrições

A otimização onpage é uma das principais etapas do processo de otimização de lojas virtuais, por isso é importante tratar todos seus fatores de forma adequada e extraindo o máximo possível de cada recurso. As meta tags Title e Description devem ser bem otimizadas além é claro das tags de HTML. As palavras-chave de maior relevância para o seu produto devem estar na heading H1, na tag title e também tags de ênfase como negritos e itálicos.

Um dos principais erros de SEO no e-commerce, principalmente em lojas virtuais que estão começando é a escolha errada de palavras-chave. Além de uma escolha criteriosa das palavras-chave, é necessário também das prioridade para palavras-chave de Long Tail por serem mais fáceis de rankear.

 

Imagens não otimizadas

Talvez o mais comum dos erros de SEO em vistas gerais. Imagens necessitam também de um trabalho de otimização. Nomear as imagens com palavras chave como o nome do produto, implementar tag ALT  com palavras importantes para a otimização daquele produto, impactam diretamente nos resultados de pesquisa, e melhoram significativamente o retorno de buscas por palavras que queremos que nossas lojas virtuais sejam rankeadas.

O SEO pode ser facilmente ajustado e os seus erros mais comuns facilmente evitados e consertados na medida em que se apresentam. Por isso é importante se criar a prática de verificar quais os melhores e piores resultados das pesquisas que direcionam para os produtos de sua loja virtual, para que seja mais simples a identificação de suas necessidades.

Acompanhe-nos no Facebook