Uma primeira informação sobre a Black Friday, ela é a segunda maior data sazonal em número de vendas no Brasil, perdendo apenas para o natal e superando datas como o dia das mães e dia dos namorados, preciso dar mais alguma razão para você não ficar de fora?

Certamente não, mesmo assim darei mais algumas (só pra garantir).

Antes de você continuar preciso dar uma informação sobre este artigo, ele é longo! Poderia fazer um artigo caça cliques, mas eu como leitor fico frustrado quando caio em um, então não farei o mesmo com você.

Vale dizer ainda que, o que você aprender aqui, poderá usar para outras campanhas de descontos.

Você vai saber mais sobre:

Mais razões…

Números da Black Friday

 

O mito da Black Friday

Black Fraude

Não se engane se algum conhecido seu entrar escritório adentro exclamando “começou a black fraude”, é grande a chance dele, na pior das hipóteses, dar pelo menos uma espiadinha nos descontos.

A bem da verdade, esta má fama ocorreu por uma má conduta de lojistas nos primeiros anos da Black Friday no Brasil, onde alguns lojistas aumentavam os preços às vésperas da campanha para depois baixá-los, daí o surgimento da frase popular, “tudo pela metade do dobro”.

Então é errado pensar que, por causa desta “fama popular”, esta não é uma data boa para vender, pelo contrário, como já disse é a segunda melhor.

Existe hoje um grande número de ferramentas para denunciar falsas promoções, como o procon, redes sociais, reclame aqui, entre outras. Essas ferramentas ajudam a dar credibilidade a campanha, e assim atrair, cada vez mais, lojistas e consumidores para vender e comprar nesta data, respectivamente.

 

O que você precisa para vender na Black Friday 2016

Black Friday Ofertas

  • Faça uma promoção de verdade: Suas promoções precisam ser perceptíveis ao cliente, com descontos verdadeiros, relevantes e bem divulgados, isso ajudará a atrair os consumidores para sua loja virtual;
  • Não deixe para última hora: se fizer isso pode não conseguir tirar todo proveito que a data possibilita, sem falar do risco de sua campanha sequer estar no ar na sexta do dia 25 de novembro de 2016. Planeje-se com antecedência!

Mais adiante falaremos com mais detalhes sobre como você pode preparar sua campanha, mas antes veja se consegue cumprir os requisitos abaixo e a tempo.

 

Que cuidados você deve tomar para participar?

Ao participar da Black Friday uma das coisas que você deve esperar é o aumento de acessos na sua loja on-line e consequentemente o aumento das vendas, e é para este aumento de tráfego e vendas que você deve estar preparado. Tome os cuidados adequados, para que esta seja uma data de ganhos, e não de perdas e dor de cabeça.

Margem de lucro

black-friday-margemComeçarei por esse item, afinal, de que adianta falarmos de tanta preparação e campanhas, se você não tem como tornar seu produto competitivo?

Apenas colocar um banner no seu site, dizendo que está na black friday, e não ter um preço competitivo e com descontos atraentes, não vai fazer o seu produto vender, além disso ainda corre o risco de ser denunciado por falsas promoções.

Se para tornar seu produto competitivo sua margem ficar próxima de zero, talvez não seja interessante entrar com grandes descontos, exceto, talvez, se você preparar uma estratégia para formar uma base de dados com os clientes que visitarem o sua loja durante este período. O ganho se não se daria na Black Friday, mas pode vir um pouco mais adiante, SE (vou reforçar), você tiver uma estratégia adequada para captar e acionar estes potenciais clientes.

 

Prepare seu servidor

black-friday-serverO aumento de acessos pode ser um risco, se seu servidor não estiver preparado para receber o aumento no número de visitas. Aconselho que você contate o responsável por sua loja virtual para que ele tome os cuidados necessários para que o seu e-commerce não saia do ar durante a campanha.

 

 

Conte com uma equipe de suporte

black-friday-suporteNinguém quer que problemas aconteçam, mas um erro no funcionamento do site pode acontecer, principalmente se foram feitas alterações dias antes de uma grande promoção.

O erro pode partir de qualquer lado, e estar em qualquer lugar, pode ser um simples erro na descrição do produto, uma regra de desconto mal aplicada, uma flag de desconto aparecendo deslocada ou nem mesmo aparecendo. Por mais cuidado que se tome ninguém está livre de passar por este tipo de situação, que ocorre até mesmo nos maiores e-commerces do Brasil e do Mundo.

O que você precisa então é ter uma equipe que possa lhe atender, tanto na administração da loja virtual, quanto para resolver problemas relacionados a layout e programação.

Outra medida a ser adotada é fazer o máximo de testes possíveis em novas implementações, como descontos em carrinho, por exemplo, principalmente se elas não puderem ser colocadas no ar antes da black friday, caso contrário, sua loja virtual será “testada” por seus clientes, o que não é nem um pouco recomendável.

 

Cuidado com o prazo de entrega

black-friday-freteSe tudo ocorrer como o esperado você vai vender mais, e talvez precise de mais tempo para fazer a remessa dos pedidos, além disso as transportadoras costumam demorar mais para entregar, pelo alto volume de entregas neste período. Então você deve ficar atento aos prazos de entrega que deverá passar para o seu cliente.

Segundo pesquisa feita em 2016, pela Provokers, apenas 3% das pessoas que compram na black friday estão preocupadas com o prazo de entrega, o que não significa que o prazo não é levado em consideração por estes mesmos clientes, eles apenas não se importam de esperar um pouco mais se fizerem uma compra melhor.

Algum tempo atrás escrevi um artigo sobre fretes no e-commerce, que talvez possa ajudá-lo um pouco mais sobre o tema, você pode conferir aqui.

 

Estratégias para vender na Black Friday com preço competitivo

Estratégias para a Black Friday

O primeiro desafio

O pilar das nossas ações de marketing é o preço chamativo, precisamos literalmente chamar o cliente para dentro da loja virtual, pois o cliente que esperou até a black friday para comprar, é porque está esperando por bons descontos.

Mas como conseguir esse bom preço?

  1. Analise a concorrência: confira os preços que estão sendo praticados e alinhe-se no mercado. Se seu preço já estiver mais baixo do que o dos seus concorrentes, você pode elevá-lo um pouco e melhorar sua margem.
  2. Escolha suas ofertas: não é necessário colocar toda a loja em oferta, analise e escolha quais produtos lhe possibilitam melhor rentabilidade e competitividade, então trabalhe com eles.
  3. Renovação de estoque: você tem algum produto “encalhado” no seu estoque? Algum produto que vai sair de linha ou que será substituído por uma versão mais atual? Que oportunidade melhor para liquidar o estoque do que na Black Friday?
  4. Negocie com seus fornecedores: veja com seus fornecedores a possibilidade de comprar em maior quantidade e negociar um preço mais baixo. Cuidado apenas para não comprar demais, este deve ser um risco calculado, considerando o seu histórico de vendas e o tamanho da ação que você pretende fazer.

Você pode pegar seus produtos quem mais vendem, assim você estará trabalhando com produtos que já sabe que tem boa saída, reduzindo o risco de ficar com produtos encalhados por ter comprado em grande volume.

 

Chegou a hora de colocar sua campanha na rua, ou melhor, na WEB

Divulgando sua campanha da Black Friday

Prepare os banners

Os banners ajudam a “dar o clima” na sua loja on-line, eles darão a ideia ao cliente do quão bons e promissores podem ser os seus preços, além de aumentar a permanência deles na sua loja em busca de ofertas;

Categoria Black Friday

Uma opção simples é criar uma categoria onde estarão todos os seus produtos em oferta. Isso ajuda seu cliente a encontrar suas promoções. Esta categoria também pode servir como porta de entrada, por exemplo, ao criar uma campanha no Adwords o link pode ser direcionado para sua nova categoria, www.sualoja.com.br/black-friday.

Faça e-mail marketing

Campanhas de e-mail ainda dão uma boa ajuda com as vendas e seguem sendo muito importantes.

Invista em mídias Pagas

Não se pode deixar de considerar fazer um investimento em mídia, se você tem um produto competitivo esta ação pode lhe render bons resultados. 

Atualmente temos várias opções para fazer publicidade on-line, o Google Adwords, Google Shopping e Facebook Ads são algumas das principais. Se você não tem muita visibilidade e não tem uma grande base de e-mails de clientes para fazer suas campanhas, a publicidade on-line passa a ser ainda mais importante.

 

Além da sexta-feira: como tirar o melhor proveito da Black Friday

Além da Black Friday

Venda antes, durante e depois da black friday Brasil

  • Antes: se você vai dar uma festa é bom avisar seu convidado com antecedência para que ele se programe, faça seu convite por e-mail, divulgue no Facebook, Twitter ou Instagram, mostre quais produtos estarão em ofertas aos seus clientes.

Seu e-mail marketing não precisa ser somente para avisar que você vai estar na Black Friday, você também pode antecipar ofertas, certamente já viu por aí a frase “aqui a Black Friday já começou”.

Disponibilize um cadastro especial para quem acessar o site, assim você poderá enviar as ofertas da Black Friday por e-mail e aumentar sua base de contatos, pense no valor disso não somente para a Black Friday, mas também para suas próximas campanhas de e-mail marketing.

  • Durante: eis do que estamos falando 🙂
  • Depois: além da Black Friday temos a, Black Week, Cyber Monday e Black Month, a pergunta é, para quanto tempo você tem fôlego?

A Cyber Monday 2015 (O que é Cyber Monday?), que ocorreu na segunda seguinte a Black Friday, registrou R$ 294 milhões em vendas. Muita gente acaba não comprando na sexta, apenas pesquisa e compra nos dias seguintes, então se você ainda tem produto em estoque mantenha sua campanha no ar, renove suas chamadas e faça um novo convite para seus clientes.

 

Ganhar dinheiro ou adquirir cliente?

Conseguir um preço competitivo para a Black Friday pode não ser simples e, talvez para isso você acabe vendendo quase a preço de custo, neste caso não valeria a pena correto?

Claro que tudo depende muito da peculiaridade de cada negócio, mas uma maneira de ver estas venda com margem mínima, é como um investimento em publicidade e criação de uma boa base de clientes.

Incentive o cliente a se cadastrar para receber as ofertas da sua loja virtual, pois você usará esses contatos para enviar promoções posteriormente e com uma margem melhor.

Além disso você estará posicionando para sua marca no mercado, por isso capriche no atendimento, pois mesmo que seu cliente não compre agora ele poderá voltar mais tarde.

 

Remarketing

A tendência, se você estiver com uma campanha bem divulgada, é que todos os seus números aumentem, visitas, vendas, novos cadastros e carrinhos abandonados também. Em alguns casos até 71% dos clientes abandonam o carrinho, todas essas vendas não concretizadas serão definitivamente perdidas se você não estiver preparado para recuperá-las. Existem muitos serviços, funcionalidades e módulos que você pode usar para recuperar parte destas vendas, e  em alguns casos se consegue recuperar até 15% dos abandonos de carrinho

Antecipando o natal

Seu final de ano promete ser corrido não é mesmo? Mas não esmoreça, é preciso alavancar suas vendas e fazer aquela gordurinha extra para o verão. Como já disse muitas pessoas antecipam as vendas de natal comprando na Black Friday, e isso lhe abre inúmeras possibilidades para promover suas vendas entre o dia 25 de novembro e o dia 25 de dezembro.

Aplique essa experiência para outros eventos

Acabou a Black Friday? Você sempre terá natal, dia das mães, dia dos namorados, dia do cliente, dia dos pais, entre tantas outras datas, portanto todos esforço que você fizer aqui, servirá, entre outras coisas, de experiência para as próximas ações. Avalie o que deu certo e o que deu errado, estufe o peito e planeje sua próxima ação, depois de tirar umas férias da correria de final de ano, claro.

Aumente sua credibilidade junto ao consumidor

A melhor maneira de construir uma boa reputação junto ao consumidor é cumprindo o é prometido, entregando no prazo, disponibilizando meios de comunicação do cliente com você. Busque sempre ouvir e responder seu consumidor, solucionando quaisquer problemas que ele possa ter.

 

Selo Black Friday Legal

Black Friday Legal 2016

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), criou o programa Black Friday Legal, que tem por objetivo, preparar o lojista para atuar na Black Friday.

O programa fornece ao lojista o selo Black Friday Legal, para que seja exibido em sua loja. Para conseguir este selo é preciso se filiar ao programa, participar dos treinamentos e estar de acordo com os termos de uso e conduta.

Você não é obrigado a se filiar a camara-e.net para participar da Black Friday, mas é necessário, se você quiser o selo, pois ele é um indicativo para o consumidor de que você está comprometido a, entre outras coisas, não maquiar os seus preços.

Você pode obter mais informações acessando blackfridaylegal2016.com.br.

 

Considerações Finais

Fizemos uma ampla pesquisa, através de artigos, dados estatísticos e webinars, agregando é claro ao conhecimento já que tínhamos, também buscamos filtrar o que é mais importante para quem quer participar da Black Friday, não só para esta como também para as próximas, de forma que o que for aprendido aqui não acabe se tornando rapidamente descartável.

Esperamos que o resultado de toda esta pesquisa e trabalho lhe ajude não somente na Black Friday, como em outras campanhas do seu e-commerce.

Boas vendas!

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